Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Comunidade de Cosplay exige pedido de desculpas à TVI por reportagem polémica!

A Comunidade Portuguesa de Cosplay, depois das declarações polémicas exibidas na reportagem ‘Coisas do Arco Da Velha’, exige agora, através de uma petição um pedido de desculpas por parte da TVI.
 Coisas do arco da velha

Na entrevista, o jornalista Victor Bandarra entrevista várias cosplayers, tecendo alguns comentários menos apropriados para o tema em questão. Algumas das palavras ditas pelo jornalista, agora aqui citadas foram expressões como: “E andas assim na rua?” “Ninguém te diz: Que maluquinha é esta?” “E vais assim para as aulas?” ou até mesmo “Isto dá para vários fetiches. Eu direi mesmo de acasalamento.”, mostrando um não entendimento do tema que estava a ser abordado.

A petição pede então um pedido desculpa formal por parte da TVI e também uma segunda entrevista com um repórter que tenha feito um trabalho de pesquisa e possa mostrar o que de melhor se faz na arte do Cosplay em Portugal.

Se ainda não viste a reportagem, podes ver aqui:

Caso estejam interessados, podem assinar a petição aqui.

4 thoughts on “Comunidade de Cosplay exige pedido de desculpas à TVI por reportagem polémica!

  1. : D mega lol (como diz a malta jovem) sosseguem, senão ainda fazem ma figura. O homem não tem culpa de ser um bocado parvo. Façam antes uma contra-reportagem e espalhem-na pelas redes, até podem enviar aos canais, pra ver se algum pega, se calhar a sic até se dispunha a passar o vídeo só pra achincalhar o canal concorrente

  2. Embora que o entrevistador tenha feito perguntas sem ter feito anteriormente algum tipo de pesquisa, o que faz com que esta entrevista tenha sido repleta de perguntas ignorantes e ofensivas, também é necessário frisar o pormenor de que as entrevistadas nao ajudaram com as respostas que deram, e que nao estao lá feitas reféns, podem parar a entrevista a qualquer altura. Não sei como é que a rapariga que estava de cosplay de bakugo nao se foi embora depois do entrevistador ter afirmado que “tu já sofreste bullying na escola”.
    E Já agora, o entrevistador pode nao saber nada de cosplay mas cheira-me que sabe o que é o onlyfans lol.

  3. Ele é um paizão/avozão que quis dar espaço a uma coisa estranha “para ele” e quis parecer fixe junto da “malta nova”. Ele fala com um tom paternalista e não de abuso. Qualquer jornalista da geração dele falaria assim com este grupo. Foram comentários “aparvalhados” feitos por um jornalista que já teve destaque no seu canal e que agora está na “prateleira” e faz reportagens destas com todos os seus entrevistados. Ponto final. Uma semana antes fez uma entrevista ao último latoeiro do país e falou da mesma maneira.
    Não vejo aqui uma falta de respeito aos cosplayers, mas sim alguém que “parou no tempo” e que estava a falar com gente da idade dos seus filhos / netos com quem ele deve falar da mesmíssima maneira.
    O Mário Augusto no programa Janela Indiscreta fala exactamente assim, mas a sua equipa de produção foi chamada à atenção e pelo menos passaram a fazer pesquisa para o homem não comunicar informações incorrectas.
    Apaguem as tochas e guardem as forquilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.