Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Quem Somos

O Portal Central Comics é o mais antigo website de banda desenhada ainda em actividade em Portugal. Criado em Agosto de 2001, o portal serve de veículo a informação sobre banda desenhada e áreas relacionadas, contendo documentos de imprensa, críticas e artigos de opinião, entre outros, cujo objectivo é a divulgação e promoção da arte sequencial e seus autores no país.
A 11 de Dezembro de 2012, o Central Comics alargou para outros temas da cultura popular como cinema, televisão e jogos.

Paralelamente, é ainda a entidade que tutela e organiza os Troféus Central Comics. Os Troféus Central Comics (também referidos pela sigla TCC) são prémios atribuídos em reconhecimento de êxitos criativos no mercado português de BD e cartoon, com a particularidade – única em Portugal – da consagração ser conferida por uma entidade privada e segundo as preferências do grande público, resultante de votos on-line dos próprios leitores e profissionais do sector, após pré-selecção por painel de júri composto por autores de BD e críticos especializados.

Director, Webmaster:
Hugo Jesus

Marketing Digital
Hugo Jesus
Ricardo Lopes

Redactores
Ricardo Du Toit
Ricardo Lopes
António Moura

Vídeo:
António Moura
Hugo Jesus

Ricardo Du Toit
André Fachada

Autores:
André Fachada
Henrique Correia

Bernardo Serpa
Dário Mendes
Raquel Rafael
Inês Simões
Luís Bernardino
Vanderlei Tenório
João Pedro

Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics/
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Twitter: https://twitter.com/central_comics
Youtube: https://www.youtube.com/centralcomicsoficial
Google News: https://bit.ly/3FdjoCv
Discord: https://discord.gg/rSDntBNWUR

Site Criado a 20 de Agosto de 2001 por:
Hugo Jesus
Nelson Castro

O site tem neste momento cerca de 100.000 visualizações de páginas mensais, fechando o ano de 2022 com um total de 1.149.879 visualizações de página (dados: Google Analytics).

Quando aparecemos no panorama, há muito tempo, fizemo-lo para colmatar uma falha na Internet: não existia espaço que abordasse de uma forma abrangente a BD em Portugal, excepção feita ao site da Bedeteca de Lisboa, que, ainda assim, era um pouco limitado.

Somos possivelmente a única rede do género em actividade tanto com site próprio, como com: página de Facebook, servidor de Discord, página de Instagram, página de Twitter, canal de YouTube e ainda dois Podcasts. Temos também dois grupos na rede social Facebook: um grupo de vendas, aberto ao público em geral para interações entre particulares, sem vinculações comerciais a qualquer entidade, e com regras especificas a serem apreciadas e seguidas pelos utilizadores; e também um grupo de debate, para troca de ideias entre apreciadores do género e seguidores do nosso trabalho.

Ao longo da nossa existência, organizámos mais de uma dezena de eventos físicos de cultura Pop. Criámos em 2011 o Anigamix, na Exponor, muito antes da Comic Con ter aparecido no panorama nacional ou do Iberanime se ter mudado para lá. Organizámos festas de Halloween próprias, e fizemos conteúdo para a programação dos mais variados eventos organizados por outras entidades.

Criámos um evento propositadamente para o jornal Público e a revista Visão poderem fazer reportagens de fundo sobre um fenómeno que estava a começar a aparecer no país, e que é conhecido como Cosplay. E tivemos também uma rubrica semanal sobre banda desenhada no Porto Canal.

Nota: As Crónicas de opinião e críticas, são textos escritos sob a total responsabilidade dos seus autores e não representam, necessariamente, as opiniões do director e da restante equipa que colabora no Central Comics.

6 thoughts on “Quem Somos

  1. Ex mos Srs.

    Primeiro de tudo parabéns por o vosso site.
    Venho pedir a vossa ajuda para saber aonde posso avaliar um livro de Homem Aranha nº1 1972 que tenho desde miúdo.

    Grato por a vossa ajuda

    Carlos Pedro Gonçalves

  2. Carlos, pelo que vi na internet, se for o HA nº1 brasileiro de 1972, ele vale uns 40 reais, em boas condições. ou seja, uns 20 euros.

  3. Boa tarde, cheguei aqui era com a ideia de depois consulta, ver um filme portugues na web escolhido por mim. Nesta pagina estive lendo e vendo um video, ” A fada do lar “. Sobre filmes portugueses recém estreados, gostava de ver os 2 do diretor Luis Ismael, ” 1618 ” e ” Sefarad “, obras que teem que ver com os judeus em Portugal. O Luis Ismael é um cineasta portugues oriundo duma familia de judeus ? Um bom fim de semana aos senhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights