Prémios Nacionais de BD 2012 – Os Vencedores

As extraordinárias aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy - Apocalipse

Já se sabem os vencedores deste ano dados pelo Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora e “As extraordinárias aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy – Apocalipse” foi o vencedor do melhor álbum nacional. Fica aqui a saber quem foram os outros vencedores. [fbshare]

Ricardo Cabral foi o vencedor de Melhor Desenho com “Pontas Soltas: Cidades”, livro de ilustração/bd editado pela Asa em 2011. O artista volta a repetir o feito do ano passado, quando ganhou com o álbum “Newborn 10 Dias no Kosovo” também da ASA.

O pequeno deus cegoO Melhor Argumento foi autor de BD e romancista David Soares, com livro “O Pequeno Deus Cego”, editado pela Kingpin Books e que foi desenhado por Pedro Serpa.

Com a coordenação por Tiago Batista e editada pela Oficina do Cego, o fanzine “Fábrica, baldios, fé e pedras atiradas à lama” foi o vencedor da categoria.

A categoria de Melhor Ilustração de Livro Infantil foi para Madalena Matoso com o seu livro “Todos fazemos tudo”, editado pela Planeta Tangerina. Esta talentosa artista já tinha vencido o Prémio Nacional de Ilustração atribuído pelo Ministério da Cultura através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Sangue violeta e outros contos - capa

As Edições Devir, longe dos seus tempos de ouro, arrecadou mesmo assim dois prémios este ano: “Blankets”, de Craig Thomspon, como Melhor Álbum Estrangeiro e na categoria de Melhor Álbum de Tiras Humorísticas o prémio foi para “Os Nossos Mutts” (o 5º volume) de Patrick McDonnell.

  Projeto "Virar a Página" - Antologia de BD no PPL

Fernando Relvas viu o seu “Sangue Violeta e outros contos” vencer o Melhor Clássico da Nona Arte. Este livro foi editado pela El Pep.

O homenageado este ano foi José de Matos-Cruz com o Prémio de Honra.

Falta voltar a frisar que o Melhor Álbum foi para a obra de Filipe Melo e Juan Cavia, editado pela Tinta da China, com “As extraordinárias aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy – Apocalipse”.

Para o ano há mais!

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

2 Responses

  1. Fábio Ribeiro diz:

    Algúem sabe quem foram os jurados este ano?

  2. Hugo Jesus diz:

    Olá Fábio. Infelizmente a Central Comics não recebeu informação sobre quem era o painel de júri e nem sequer recebeu a lista dos nomeados deste ano. Perguntámos a uma pessoa do meio que respondeu que Nelson Dona (o director do Festival, Paulo Monteiro e Nuno Amado, foram jurados. Mas geralmente são 5 pessoas no mínimo. Mais do que isso não sei responder. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *