Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O Dia Mais Curto: as curtas-metragens regressam em Dezembro

A grande festa da curta-metragem está de volta!
Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com sessões de cinema por todo o país. Junte-se ao Dia Mais Curto e dê as boas-vindas a mais um Inverno no aconchego do cinema, auditórios, estações de metro… ou até mesmo do sofá.

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto.
A Agência da Curta Metragem apresenta este ano 4 programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas. “Curtas do Mundo” propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa “Novas Curtas Portuguesas” é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.

“The Shift”

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online. Os bilhetes variam entre as entradas gratuitas e os 4€.

“O Teu Nome É”

O programa Novas Curtas Portuguesas, uma seleção de obras Made in Portugal, que percorre todos os
géneros cinematográficos, e promete não deixar ninguém indiferente, inclui The Shift, um filme de Laura Carreira, O Teu Nome É, um filme de Paulo Patrício, e Sortes, um filme de Mónica Martins Nunes.

“We Have One Heart”

Em Curtas do Mundo, a seleção que reúne curtas-metragens de vários pontos do mundo e diferentes visões da sociedade contemporânea, serão projectadas We Have One Heart, da Polónia, e da França chegam A Questo Punto,  e O Rei David. As três obras que oferecem um olhar astuto sobre problemáticas atuais que ultrapassam fronteiras.

“Guarda-Chuvas”

A programação de Curtinhas Para Todos reúbe parte dos filmes premiados na mais recente edição do Curtas Vila do Conde e pretende mostrar a crianças e famílias que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites. O programa inclui Kiki, O Passarinho, uma filme de Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin, Tesouro, uma filme de Alexandre Manzanares, Guillaume Cosenza, Philipp Merten, Silvan Moutte–Roulet, Guarda-Chuvas, um filme de José Pratas e Álvaro Robles e Vanille, um filme de Guillaume Lorin.

“Dodu – O Rapaz Cartão”

A promagação da secção Amiguinhos foi preparada pelo Short Circuit, uma rede europeia de organismos que se dedicam à distribuição e promoção de curtas-metragens. Será um conjunto de filmes de vários países europeus a pensar nos mais pequenos. O programa é composto por Click, da Bélgica, Pawo, da Alemanha, Dodu – O Rapaz de Cartão, de Portugal, Ursa – A Canção da Aurora Boreal, da Noruega, A Lupa, da Alemanha, e Despertador, da República Checa.

Em breve serão disponibilizadas mais informações, nomeadamente os locais onde pode assistir a O Dia Mais Curto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.