Jogos: Total Extreme Wrestling 2020 – Análise

Total Extreme Wrestling 2020

O desporto de combate destinado ao entretenimento, ou como normalmente é designado, Wrestling teve o seu auge em terras lusas por volta de 2006, muito por “culpa” da SIC Radical que ocupava os seus serões de sexta-feira a passar a emissão da WWE. Na altura foi uma febre enorme e, para aqueles que são fãs que se mantém até aos dias de hoje, trago uma proposta diferente. E se controlassem uma federação de Wrestling?

É esse o objetivo de Total Extreme Wrestling 2020, o “Football Manager” do Wrestling e que, a partir de agora, vou abreviar como TEW 2020. Tal como disse já, neste jogo não oficial (não esperem ver federações reais que se encontram espalhadas por este mundo, a não ser através de base de dados criadas por fãs), o jogador irá desempenhar o papel de dono de uma federação ou apenas a função de booker (aquele que escolhe como um lutador deverá ser utilizado e como a sua história será contada).

Algo que também convém dizer é que, o jogo já existe desde 2005, existindo uma versão gratuita denominada de TEW 2005 que, tal como seria de esperar, não está tão desenvolvida como esta. No entanto, como jogador da série de largos anos, posso assegurar-vos que esta versão traz imensas melhorias comparativamente à última versão lançada em 2016. Para começar, temos uma nova forma de gerir os contratos, preços dos bilhetes e merchadise. Era algo que os jogos anteriores deixavam um pouco de lado, mas, agora com estas melhorias tornam-se questões que abraçam ainda mais o negócio, dando uma visão mais realista. Outra característica que se tornou realista foi o facto de os níveis de audiência sofrerem do impacto de termos um “zé-ninguém” no evento principal ou as nossas maiores estrelas.

Total Extreme Wrestling 2020

Porém, a maior inovação é mesmo conseguirmos controlar empresas-satélite. Nos jogos anteriores, era impossível controlar este tipo de empresas, mas, agora é um desafio completamente novo. Parece que corre como um jogo completamente normal, mas temos imensos desafios extra, especialmente a lidar com a empresa-mãe. Existe um lutador nosso que é muito bom? Poderá subir para a empresa-mãe. Existe um lutador mau? Poderá ser despedido ser aviso prévio. Além de que a empresa poderá bloquear algumas das nossas ações, tornando assim o jogo mais complexo e ao mesmo tempo desafiante. Do lado dos lutadores também foi adicionada a experiência que poderá afetar a performance no ringue, tornando assim interessante o facto de termos de estar sempre a olhar pelos nossos lutadores, já que a qualquer momento podem tornar-se maus empregados por serem menos experientes, ou demasiado convencidos por serem imensamente experientes.

  Jogos: Kingdom Rush Origins - Análise

A interface gráfica do jogo é simplista, mas, tenho que assumir que guarda muitos segredos. São precisos vários dias de jogo e de muita exploração pelos menus para verificar todas as opções que existem. Mas, também convém dizer que há alguns erros no jogo que podem incomodar os jogadores mais antigos, nomeadamente, o facto de continuarmos a não ter uma característica que estava disponível na primeira versão do jogo, a utilização de linhas de história já definidas. Por um lado, entendo porque serve para dar  mais liberdade ao jogador, porém, também acho que o esqueleto das linhas de história seria algo interessante de se manter, já que assim o jogador veterano que não  tenha ideias pode usar uma das disponíveis e os jogadores novatos terão algo por onde começar.

Total Extreme Wrestling 2020

Resta concluir que, TEW 2020 continua o bom trabalho dos jogos anteriores e dá uma experiência bastante interessante e realista o quanto baste sobre como é gerenciar uma empresa de wrestling. Só um pequeno aviso: este jogo é extremamente viciante e se começarem a jogar, preparem-se para passar horas a delinear estratégias.

Nota Final: 7/10

Total Extreme Wrestling 2020 está disponível para PC (versão testada)

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *