Jogos: Mysterium, um novo jogo de tabuleiro
Os mistérios do além são sempre difíceis de desvendar. Mas, ao mesmo tempo, são capazes de suscitar uma curiosidade irresistível para os mortais ávidos de respostas.[fbshare]
A Morapiaf traz para Portugal uma experiência sobrenatural aos jogadores. Não se assuste porque fica a promessa que as portas da sua casa não vão bater misteriosamente, as luzes também não vão começar a piscar, nem sequer vai ver pessoas mortas…bem, quanto a isso…
A ideia do jogo é descobrir um assassínio. A vítima vai voltar ao mundo em forma de fantasma e, através de cartas, vai dar pistas aos jogadores que terão de trabalhar em conjunto para descobrir tudo sobre o crime, ou seja, o assassino, a arma e o local onde tudo aconteceu.
As cartas são visões com um grafismo surreal e escondem pistas que permitem aos jogadores avançar nas investigações. Claro que a tarefa não é fácil porque as imagens podem ter variadas interpretações tornando-se complicado seguir o caminho certo, daí ser importante todos os envolvidos trabalharem em equipa.
Num misto de Dixit e Cluedo, Mysterium é um jogo que tem recebido elogios da crítica e do público, graças à sua inteligência e elegância. Bem que os merece.
Acenda uma vela, desligue as luzes e entre no espírito.
Um jogo de Oleksandr Nevskiy e Oleg Sidorenko
Texto adaptado da Morapiaf
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.