Jogos: Captain Tsubasa Rise of New Champions – Análise

O último jogo baseado numa propriedade japonesa já se encontra aqui! No Central Comics já jogamos Captain Tsubasa: Rise of New Champions e vamos contar-te a nossa opinião!

Captain Tsubasa Rise of New Champions

Captain Tsubasa não é propriamente uma série desconhecida do público português. Quer dizer, talvez com este nome seja, já que por cá passou em vários canais com o nome de “Oliver e Benji” ou, a sua contraparte espanhola, os “Super Campeones”. Era um anime que tinha de tudo o que um miúdo poderia gostar: futebol, poderes especiais e campos de futebol do tamanho de um continente. Mas será que todas as acrobacias e habilidades espalhafatosas se transmitiram para este jogo?

Captain Tsubasa Rise of New Champions

Para explicar de uma forma justa, a jogabilidade não é a melhor. É interessante, mas, ao mesmo tempo acaba por ser bastante confusa. Tentam simplificar o máximo possível, mas ao fazer isso acaba por ficar complicado entendermos os controlos. Além dos passes básicos e dos remates (que nos obrigam a segurar durante algum tempo no botão de remate para vermos uma animação em que depois a bola pode ou não entrar), temos também as fintas e as formas de tirar a bola… que acontecem nos mesmos botões. Isto porque funciona tudo como se de um sistema “Pedra, Papel, Tesoura” fosse, mas aplicado a fintas e a tirar a bola, o que pode acabar por fazer com que o jogo passe a ser uma batalha de confusões. Mesmo que seja bastante divertido ver o nosso adversário a sair disparado porque batemos nele, confesso.

Por outro lado, os modos que nos são oferecidos são bastante sólidos. Como seria de esperar, temos o modo online e o modo Versus (em que podemos jogar contra algum amigo como se um FIFA ou um e-PES se tratasse) mas, as reais joias da coroa são os modos história. Sim, temos dois modos de história. Num deles, controlamos Tsubasa e a sua equipa ao longo de uma história que já todos vimos milhentas vezes, na segunda e mais interessante, acabamos por controlar um jogador criado por nós e que por “milagre” vai para a equipa nacional do Japão, onde poderás jogar com todos aqueles heróis que nos fartamos de ver na televisão. Portanto, mesmo sem uma jogabilidade estável, já que consegue ser bastante confusa, acabamos por ter uma história que se sobrepõe a isto. Especialmente, porque devemos ter em conta que todo o jogo é dobrado em japonês e tem legendas (existem legendas em português, mas, infelizmente, é português do brasil) e, principalmente quando estamos a ver as cenas do modo história, parece uma autêntica visual novel.

  Star Wars: Squadrons apresenta-nos a curta “Hunted”

Captain Tsubasa Rise of New Champions

Resta concluir que, Captain Tsubasa: Rise of the New Champions pega numa propriedade simples, que poderia beneficiar de uma jogabilidade igualmente simples. No entanto, pode confundir bastante os jogadores, mas, ao mesmo tempo, têm um certo charme aplicado nas suas duas histórias.

Nota Final: 6/10

Captain Tsubasa: Rise of the New Champions está disponível para PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch

Editora: Bandai Namco

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *