Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

FantasPorto 2022: o programa de Segunda 4

O programa desta a 42º edição tem muito de apetitoso. Dos cerca de 70 filmes inéditos e, em competição, selecionados, 26 são em ANTESTREIA MUNDIAL E EUROPEIA, um número inédito num festival de cinema em Portugal. Tal é claro se virmos os filmes já exibidos este fim de semana e aqueles que vão ser exibidos nesta segunda e terça feira, dos quais 6 são em Antestreia Mundial.. Realce ainda para o Japão, um país que, gradualmente,, sobretudo nos últimos anos, tem aumentado a qualidade da sua participação no festival e que em 2022 apresenta-nos obras recentíssimas e de grande qualidade. Este número elevado de Antestreias Mundiais são mais um exemplo do impacto e excelente imagem internacional do FANTASPORTO e da CONFIANÇA RECONHECIMENTO que o festival tem como rampa de lançamento mundial para a produção mais recente de cinematografias que ganham agora um novo vigor.

Segunda-feira, 4 de Abril

Esta segunda-feira arranca pelas quatro da tarde com uma Antestreia Europeia vinda dos Estados Unidos e de um realizador já nosso conhecido que volta ao festival, estando igualmente presente. O filme é da Competição de Cinema Fantástico, chama-se Alchemy of the Spirit e ele Steve Balderson.
Oliver, um artista que sobe em notoriedade, enfrenta a morte da mulher. O seu espírito volta 5 vezes, habitando uma dança entre a Vida, a Arte e a Morte. Excelente trabalho dos actores principais, a actriz Sarah Clarke e o actor-artista Xander Berkeley cujo verdadeiro trabalho é apresentado no filme, mostrando a realidade por detrás do acto de criação. O realizador Steve Balderson visitou o Fantasporto em 1999 para apresentar “Pep Squad”. 


18.00 • Eviction – Maté Fazekas – 87’ (Hun) – SR – drama – v.o. leg port.
Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade com o envolvimento de todas as forças e autoridades locais. Primeira longa-metragem do realizador Maté Fazekas, o qual estará no Porto para apresentar o seu filme.



21.00 • Saralish – Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri – 76’ (Afeg/ Irão) – SR – Drama – ANTESTREIA MUNDIAL – v.o. leg. Ingl. e port, apresentado pelo realizador iraniano Yaser Ahmadi.
“Saralish um dos grandes filmes do Fantas deste ano significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, dois homens combinam a troca das filhas. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.


22.30 • 2049: The Hedgehog Effect – 162’ (Taiwan) – ANTESTREIA MUNDIAL – Ficção Científica – v.o. leg. ingl.e leg port
Os efeitos especiais de alta qualidade tornam credível este futuro próximo e um exemplo do que poderá ser a nossa vida com a tecnologia a invadir tudo. Num futuro possível uma mulher tenta matar-se no alto de um arranha-céus, rodeada de drones. Uma também das grandes 
surpresas do festival.

E no PEQUENO AUDITÓRIO

16:15 – The Laws of the Universe – The Age of Elohim – Isamu Imakakme, 119’ (Jap) – Animé – v. o. leg. ingl. – Antestreia Europeia
Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva–nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza. 


18:15 – No Fantas Classics • Hollywood Stars – Mogambo de John Ford, 116’ (E.U.A.) – 1953 – leg. port. Do Brasil
Uma história de amor e ciúme passada em África, no Quénia. Um caçador branco, interpretado por Clark Gable, tem um triângulo amoroso com uma mulher da sociedade americana, Ava Gardner, e a mulher de um antropólogo, Grace Kelly. Gable é novamente, e tal como em “Gone with the Wind”, o homem duro por fora que se devora por paixão. O realizador John Ford foi responsável de alguns dos melhores filmes da História do Cinema como “The Quiet Man” (1952), “The Searchers” (1956) ou “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962).


21:15 – Barbarians de Charles Dorfman, 90’ (U.K.) – Terror – v. o. ingl
Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Numa noite do aniversário recebem a visita dos amigos Lucas e Chloe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão. Primeira realização de um experiente produtor, Charles Dorfman, duas vezes nomeado para os Oscares (“The King’s Speech” and “The Lost Girl”, já em 2022), com excelentes interpretações de Iwan Rheon (Ramsay Bolton de “Game of Thrones”) e a nomeada para os Óscares Catalina Sandino Moredo (“Maria Full of Grace”). 



23:15- Duyster de Thomas Vanbrabant e Jordi Ostir, 80’ (Bélg) – Cenas Eventualmente Chocantes – Drama Fantástico/ Horror – v. o. leg. ingl.
Duas estudantes fazem um trabalho sobre um carrasco da Inquisição do século XVII e procuram vestígios dos casos em que esteve envolvido para compreenderem uma sociedade que permitia matar como bruxas centenas de mulheres com os maiores requintes de sadismo. Mas o que as estudantes encontram é bem mais perturbador. Com imagens muito chocantes, este filme foi o vencedor do Prémio do Júri no Festival de Horror e Fantástico de Salto. Primeira longa–metragem dos dois realizadores.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.