Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

FantasPorto 2022: o programa de quinta 7

Não se falou ainda dos Jurados do FantasPorto 2022.  Depois dos Prémios do ano passado terem sido virtualmente através da visão dos filmes em computadores e decisões tomadas via zoom este ano voltam a existir presencialmente. 

No CINEMA FANTÁSTICO temos Isabel Pina – realizadora e produtora (Port), Ian Haydn Smith – jornalista e ex-editor International Film Guide (UK) e Mika Helminem– Jornalista e Crítico (Finlândia). 

Na SEMANA DOS REALIZADORES e no ORIENT EXPRESS, Julian Richards– realizador e distribuidor (UK), Luís Moya– realizador (Port) Ricardo Figueira – jornalista Euronews (Fra). 

No PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS estarão Danyel Guerra– escritor e jornalista, Pedro Farate – director de Fotografia (Port) e Regina Machado – produtora.

“Amelinda” em Estreia Mundial


Esta edição do FantasPorto conta com inúmers presenças, a saber,  do filme ALCHEMY OF THE SPIRIT Steve Balderson – realizador e Jimmy Cohen – Film Editor, do português AMELINDA Miguel Gomes– realizador e um largo naipe de participantes no filme, quer a nível artístico, quer técnico, de BARBARIANS Charles Dorfman – realizador, produtor e recente candidato aos Óscares numa categoria técnica,  de DUYSTER a maior delegação liderada por Thomas Vanbrabant – co- realizador e argumentista, Jordi Ostir – co-realizador  Charles De Meester – actor, Tristan Feyten –  actor, Michiel Lateur – director de fotografia, Pieter Verlaak – assistente de realização e montador, Andries Essel – direção som e Enxhi Dibra – operador câmara, de EVICTION, Maté Fazekas – realizador, de FOLLOW HER, Sylvia Caminer– realizadora, de GRANDPA os quatro realizadores, Nell Molinier– co – realizador; Sophie Ouvrard– co-realizadora; Théo Bongiovanni– co-realizador e Valentine Rolland–  co- realizadora, de JACINTO, Javi Camino – realizador, de JORNADA DE PAPEL, Emanuel Oliveira – co- realizador, de SARALISH o iraniano Yaser Ahmadi – realizador, de SOMETIMES IN THE DARK, Carmine Cristallo Scalzi – realizador e Antonella Scalzi – produtora, de THE LAWS OF THE UNIVERSE, Yoichi Utebi- produtor, de THE UNBURIED, Julian Richards e muitos outros realizadores e produtores portugueses que apresentarão os seus filmes na Secção Oficial do Prémio de Cinema Português.

Barbarians



Programa de quinta, 7 de abril, 

GRANDE AUDITÓRIO


16:00  Entombed de Kjell Hammerø, 99’ (Noruega) – Terror – v. o. ingl./leg. port.
Num futuro próximo, a civilização foi devastada. Fugindo na floresta dos “walkers”, Seamus encontra um alçapão que o leva a um antigo bunker. Lá está Konrad e a sua mulher, em coma há muito tempo, diz o homem. Filme foi premiado nos Swedish Film Awards nas categorias de Melhor Filme, Realizador e Actor e ainda Melhor Filme nos World Première Film Awards. 


18:00 Vortex; The Dawn of Sovereignty de Michel Rousseau, 72’ (Fra) – Ficção Científica – v. o. leg. ingl./leg. port.
Michel Rousseau e a sua visão do nosso futuro longínquo num filme de animação fabuloso. A jovem Serena inventou uns óculos que lhe permitem detectar vértices que levam a fabulosos mundos, cheios de robots e androides. Filme já com 29 prémios internacionais entre os quais o Cannes World Film Festival (Melhor Filme de Ficção Científica), Hollywood Film Awards (Melhor Filme, Montagem, Banda–sonora, Som), Los Angeles Film Awards ou New York Film Awards. Primeira longa–metragem do realizador. 

21:00 Barbarians de Charles Dorfman, 90’ (U.K.) –Terror – v. o. ingl./leg. port.
Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Numa noite do aniversário recebem a visita dos amigos Lucas e Chloe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão. Primeira realização de um experiente produtor, Charles Dorfman, duas vezes nomeado para os Oscares (“The King’s Speech” and “The Lost Girl”, já em 2022), com excelentes interpretações de Iwan Rheon (Ramsay Bolton de “Game of Thrones”) e a nomeada para os Óscares Catalina Sandino Moredo (“Maria Full of Grace”).


 

23:00 The Good Father de Sho Kataoka, 100’ (Jap) – Drama / Horror – v. o. leg. ingl./leg. port. – Antestreia Mundial
O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. Dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.




E no PEQUENO AUDITÓRIO

16:15 
SESSÃO ESPECIAL DIREITOS HUMANOS
Saralish – Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri, 76’ (Afeg/ Irão) – Drama – v. o. leg. ingl. – Antestreia Mundial 
“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, dois homens dominam. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna–se assim mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens. 


Antecedido por…
 O Consentimento não se Compra – Inês Renda, Ana Sofia Fernandes, 26’ – Documentário (Port) – v. o. port.
Produzido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, este documentário aborda o tráfico de seres humanos, especialmente a tragédia do tráfico de mulheres, as redes que as dominam e as levam para a prostituição. 


18:15 Fantas Classics • Hollywood Stars – All About Eve – Joseph L. Mankiewicz, 138’ (E.U.A.) – 1950 – v. o. leg. port.
A mulher maquiavélica, a falsa ingénua, a insaciável que se insinua o círculo de amigos de uma estrela da Broadway já com uma certa idade, é o tema deste filme de Joseph L. Mankiewicz. Nele brilham a fantástica Bette Davis, uma das grandes actrizes da altura, George Sanders, Anne Baxter e Celeste Holm, todos famosíssimos na época. O Filme foi vencedor de 6 Óscares dos mais importantes, entre os quais Filme, Realização, Argumento, Actor Secundário (George Sanders), Guarda Roupa e Som, podemos ainda ver um pequeno papel, como Miss Casswell, Marilyn Monroe. 



21:15 – Annular Eclipse -Zhang Chi, 97’ (Chi) – Ficção Científica – v. o. leg. ingl.
– Antestreia Europeia
Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Uma grande produção chinesa que mostra uma versão fabulosa da arquitectura do futuro. Selecção do Festival de Busan.



 

23.15 SoulPark –  Róbert Odegnál, Illés Horváth, 77’ (Hun) – Fantástico – v. o. leg. ingl.
Um homem aparece nu na jaula dos crocodilos de um jardim zoológico. Não se lembra como foi lá parar nem onde andou nos últimos 3 anos. Um polícia em pré–reforma e uma jovem investigadora vão tentar descobrir o que se passa. Primeira longa–metragem dos dois realizadores. 



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.