Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Construção do Legado LEGO: Comemoração dos 90 anos

No dia 10 de agosto, quarta-feira, o Grupo LEGO comemora nove décadas de criatividade dos fãs e de ajuda às crianças a atingir todo o seu potencial por meio da brincadeira com LEGO®.

Para assinalar a ocasião, a marca vai organizar o primeiro Dia Mundial da Brincadeira — um dia inteiro de iniciativas globais repletas de brincadeira, colaborações e surpresas pensadas para ajudar as famílias e a comunidade a brincar mais.

Desde que Ole Kirk Kristiansen, um jovem carpinteiro dinamarquês, pegou nas ferramentas e fez o primeiro carro de madeira em 1932, que se especializou em fazer brinquedos de alta qualidade que ensinassem as crianças sobre o mundo e lhes dessem as competências para nele prosperarem. Chamou à empresa “LEGO”, de “Leg Godt”, que significa “Brincar Bem” em dinamarquês. Ao mesmo tempo que promove a diversão, a aprendizagem pela brincadeira continua a ser o propósito do fabricante de brinquedos nos dias de hoje.

Na sua pequena oficina, em Billund, Dinamarca, Ole esculpiu à mão uma coleção de veículos, patos e ioiôs, e mais tarde começou a fazer experiências com tijolos de construção de plástico. O seu filho Godtfred acrescentou alguns pequenos tubos para que os tijolos encaixassem e permanecessem juntos, implantando oficialmente o sistema de encaixe que conhecemos hoje. O tijolo LEGO®, que oferece possibilidades de construção criativas ilimitadas, nasceu em 1958.

Desde que foi criado, o famoso tijolo LEGO já integrou mais de 18 000 sets LEGO e inspirou milhões de crianças e fãs a brincar e a criar. Ajudou-os a dominar a engenharia com a LEGO® Technic, a aprender sobre robótica e programação com a linha LEGO® MINDSTORMS®, a viver amizades e aventuras através dos mundos reais e de fantasia de LEGO® Friends e LEGO® NINJAGO®, a explorar novos parques digitais, com mais de 85 jogos móveis e para consola, e a desenhar alguns dos sets mais populares da marca com a LEGO® Ideas. O tijolo esteve até na ribalta de Hollywood com O FILME LEGO™.

Depois de 90 anos a inspirar horas infindáveis de brincadeira, a marca está a dedicar as comemorações de aniversário a ajudar mais famílias a encontrar um momento de brincadeira no dia, na sequência de novas pesquisas terem concluído que as famílias sentem que não brincam o suficiente.

O Poder da Brincadeira

O novo estudo LEGO Play Well de 2022 inquiriu 55 000 pais e crianças em 30 países e descobriu que embora a brincadeira mude vidas e aproxime as pessoas, no mundo de hoje, as famílias têm dificuldade em estabelecer prioridades.

Quase todos os pais acreditam que a brincadeira ajuda as crianças a desenvolver competências para a vida, como a criatividade (93%), a comunicação (92%), a capacidade de resolução de problemas (92%) e a confiança (91%). A brincadeira, de acordo com 95% dos pais, torna também mais feliz toda a família, constrói laços familiares mais fortes e melhora o seu bem-estar.

Mas apesar dos muitos benefícios da brincadeira, as famílias sentem que qualquer coisa lhes escapa — a maioria das crianças (82%) gostaria de poder brincar mais, e um terço (34%) dos pais sente que a família não brinca em conjunto o suficiente. As responsabilidades diárias, como as muitas horas de trabalho (31%), as tarefas caseiras (28%) e simplesmente não ter tempo suficiente (32%) são, segundo os pais, os maiores entraves à brincadeira em família.

Mitchel Resnick, Professor of Learning Research no MIT Media Lab, comentou: «Um pouco de brincadeira pode fazer muita diferença. Quando as crianças estão nas atividades diárias com um espírito lúdico — fazendo um forte com cobertores e almofadas no quarto, fazendo um instrumento musical com tachos e colheres na cozinha, ou um faz de conta com os pais ou irmãos no autocarro —, aprendem a pensar de modo criativo e a trabalhar em grupo, competências fundamentais e úteis a toda a gente no mundo de hoje.»

Dia Mundial da Brincadeira

Desde desafios de brincadeira de 90 segundos a jogos que duram poucos minutos, o Grupo LEGO e a LEGO Foundation têm a atividade lúdica perfeita para qualquer dia em família, mas o Dia Mundial da Brincadeira é o maior convite para brincar da empresa até hoje. O programa do dia, cheio de brincadeira, está repleto de inspiração para ajudar as famílias e a comunidade a encontrar um momento rápido e simples de alegria lúdica, seja qual for a idade, localização ou preferências.

«Quando o meu bisavô fundou a empresa, há 90 anos, compreendeu que a brincadeira podia mudar a vida das crianças — torna as famílias mais unidas e ajuda as crianças a desenvolverem competências que lhes permitam atingir todo o seu potencial. Ele dispunha tão-só de uma pequena oficina, mas tinha grande ambição quanto a garantir que o maior número possível de crianças tirasse partido dos benefícios que a brincadeira proporciona», afirmou Thomas Kirk Kristiansen, Chairman do Grupo LEGO. «Quer se trate de 1932, 2022 ou do nosso 100.º aniversário, em 2032, temos sempre como objetivo continuar o legado de Ole, ajudando todas as famílias, onde quer que estejam no mundo, a brincar bem», concluiu Thomas.

Venha divertir-se 

No dia 10 de agosto, as comemorações lúdicas vão contemplar o seguinte:

  • Inauguração de um entusiasmante novo espaço de brincadeira em West Harlem inspirado pelas crianças do bairro e as suas ideias, para criar mais brincadeira na comunidade, e projetado e construído para o verão pelo artista visionário Hebru Brantley
  • Inspirar famílias com 24 horas de ideias de brincadeira emocionantes, desafios de construção e o quiz ‘What Brick Are You?’, disponível em LEGO.com, nas contas LEGO nas redes sociais e em LEGO Life
  • Encontro com ícones da brincadeira e artistas de renome mundial, incluindo a premiada cantora e compositora Alicia Keys, a lenda do futebol Thierry Henry, a conceituada jogadora Loserfruit, a artista visionária Ruohan Wang, a inventora pioneira Simone Giertz, o reconhecido chefe de cozinha Yotam Ottolenghi e a DJ de música de dança internacional e ícone da moda Peggy Gou, para, com desafios entusiasmantes, lembrar as pessoas do quão simples e divertida pode ser a brincadeira
  • Receber famílias e fãs nas nossas lojas LEGO, que foram transformadas em espaços de brincadeira com atividades de construção divertidas e ligadas ao aniversário, brindes e áreas de exposição para apresentar criações. As lojas de Bruxelas, Copenhaga, Estocolmo, Barcelona, Berlim e Wroclaw também terão personalidades do entretenimento e artistas de pintura facial
  • A recém-ampliada loja de Leicester Square, em Londres, que tem reabertura no dia 10 de agosto com uma cerimónia repleta de brincadeira naquela que é hoje a maior loja LEGO do mundo
  • Colaboração com a adidas, para, com entusiasmantes ocupações lúdicas das lojas de referência, levar a brincadeira às principais ruas de Londres, Nova Iorque e Berlim
  • Convidar os hóspedes da LEGOLAND em parques* para ‘Play YOUR Way’, enquanto experimentam cinco tipos de atividades de brincadeira e colecionam crachás ao visitarem a LEGOLAND
  • Mostrar a capacidade das crianças de transformar momentos quotidianos em aventuras lúdicas e inspirar os pais a fazer o mesmo como parte do movimento #PlayPledge da LEGO Foundation
  • Revelar, por fim, um lúdico bolo de aniversário de 94 128 peças de LEGO e convidar os fãs de todas as idades a viver um mundo de atividades de aprendizagem lúdicas na LEGO House em Billund, Dinamarca.
  • Em Portugal, os espaços LEGO Fan Factories vão ter várias atividades especiais. No dia 10 de agosto a LEGO Fan Factory do Marshopping Matosinhos vai ter a construção de uma figura LEGO Super Mario em tamanho gigante.

 *Nos parques LEGOLAND que participam na atividade incluem-se os seguintes: EUA (Florida, Califórnia e Nova Iorque), Dinamarca (Billund), Reino Unido (Windsor), Japão (Nagoia) e Alemanha (Gunzburgo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.