Comédias francesas conquistam cada vez mais os portugueses

No próximo dia 6 de agosto que estreia ‘Bem-vindos a África’, com Christian Clavier no papel principal, o ator que os portugueses já se habituaram a ver nas comédias francesas do grande ecrã. O género tem vindo a crescer no mercado nacional, tanto em oferta como em número de espectadores, o que faz das comédias francesas um género a ter em consideração, em especial para o grande número de fãs.

Bem-vindos a África

As produções cinematográficas de origem francesa e em língua francesa simultaneamente têm vindo a ganhar terreno em Portugal: se em 2014 estrearam 46 filmes franceses, em 2019 esse número aumentou para 59, o que corresponde a um crescimento da oferta do cinema francês em 31%, de acordo com os dados da Rentrak. Esta tendência é acompanhada pelo número de espectadores, que aumentou 63%: de 199.105 em 2014 para 325.222 em 2019.

As comédias são de longe o género preferido dos portugueses: entre os 10 filmes franceses com maior receita em Portugal nos últimos seis anos, as comédias representam 90% dos filmes com mais espectadores (apenas o filme ‘Samba’ não entra na categoria comédia). Refira-se ainda que a NOS Audiovisuais assegurou a distribuição de 8 dos 10 filmes de produção francesa com mais público.

Também circuitos alternativos, como a Festa do Cinema Francês, contribuem para a consolidação deste tipo de filmes nas preferências do público português. A 20ª edição, em 2019, que passou por 8 cidades com um total de 61 filmes (dos quais 24 antestreias) em 138 sessões, alcançou 20.560 espectadores. De acordo com o Institut Français du Portugal este número representa um aumento de 16% face à edição anterior (17.729 em 2018).

  Cinemas sem pipocas - Proibição de consumo de alimentos nas salas nacionais

Segundo Nadine Rothschild, responsável na UniFrance pelos mercados de Espanha, Portugal e América Latina: “Os fãs de comédias francesas têm aumentado em Portugal. Desde que a UniFrance começou a recolher dados em 1994, ‘Astérix e Obélix Contra César’ (1999) e ‘ Astérix e Obélix: Missão Cleópatra’ (2002), ambos com o incontornável Christian Clavier no papel principal, são os principais box offices franceses em Portugal. ‘IBIZA’ que protagonizou recentemente, foram sucessos de bilheteira em Portugal, país no qual esses filmes tiveram os melhores resultados internacionais. Estamos muito satisfeitos com esses resultados.”

Tirando o caso de ‘A Gaiola Dourada’ (2013) de Ruben Alves – que obteve 3 896 870 euros de receita de bilheteira, tornando-se a comédia francesa de maior sucesso no nosso país –, o top 5 das comédias francesas em Portugal têm em comum Clavier no elenco. ‘IBIZA’ (2019), ‘Que mal fiz eu a Deus?’ (2014), ‘De Braços Abertos’ (2017) e ‘Que mal fiz eu a Deus agora?’ (2019) ultrapassaram os 2 milhões de euros em receita de bilheteira, fazendo de Christian Clavier o ator francês favorito dos portugueses.

Este verão, a comédia francesa volta ao grande ecrã em Portugal. ‘Bem-vindos a África’, do realizador James Huth (‘Hellphone – Um Telemóvel dos Diabos’, ‘Lucky Luke’ e ‘A Felicidade Nunca Vem Só’) conta novamente com Christian Clavier no principal papel, acompanhado no elenco por atores igualmente conhecidos dos portugueses: Michaël Youn (‘A Volta ao Mundo em 80 Dias’), Ramzy Bedia (‘Uma Comédia Meio Francesa’), e Sylvie Testud (‘La Vie En Rose’). O filme estreia a 6 de agosto nas salas de cinema nacionais.

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *