Assim Vai o Mundo, Cristina! reúne 25 anos de cartoons numa grande antologia
A Tinta da China prepara-se para publicar Assim Vai o Mundo, Cristina! Cartoons, 2001-2026, a primeira grande antologia de cartoons de Cristina Sampaio, considerada uma das mais internacionais e premiadas cartunistas portuguesas.
25 anos a desenhar o mundo
Ao longo dos últimos 25 anos, integrados numa carreira de quatro décadas, os desenhos de Cristina Sampaio acompanharam algumas das figuras mais marcantes da história recente, entre personalidades que deixaram saudades e outras que inspiraram receio. Com um olhar crítico e atento, a autora abordou conflitos armados, desigualdades sociais, abusos de poder, extremismos e outras questões que continuam a marcar a atualidade.
Reconhecida internacionalmente, Cristina Sampaio tornou-se uma das principais representantes do cartoon português além-fronteiras. Através do desenho satírico, a autora construiu uma linguagem própria, capaz de questionar autoridades, denunciar injustiças e provocar a reflexão sobre os acontecimentos políticos e sociais.
Em Assim Vai o Mundo, Cristina!, reúne e preserva uma seleção de trabalhos realizados entre 2001 e 2026, recuperando episódios que marcaram estas últimas décadas. Da pandemia à troika, passando pelo apagão, a antologia revisita acontecimentos que permaneceram na memória coletiva e que ajudam a compreender as transformações da sociedade.
Mais do que um registo visual da atualidade, o livro reflete a intenção de contribuir para um mundo melhor ou, pelo menos, para uma sociedade mais consciente e atenta ao que a rodeia.
Na apresentação da obra, Jorge Silva destaca a forma como Cristina Sampaio alia inteligência e sensibilidade a uma solidariedade sem reservas e a uma ética exemplar.
Assim Vai o Mundo, Cristina!: informações sobre o livro
-
Título: Assim Vai o Mundo, Cristina! Cartoons, 2001-2026
-
Autora: Cristina Sampaio
-
Editora: Tinta da China
-
Data de lançamento: novembro de 2026
-
Idioma: Português
-
ISBN: 9789895951147
-
Formato: 165 x 195 x 17 mm
-
Encadernação: Capa mole
-
Número de páginas: 232
-
Preço de venda ao público: 24,90 euros
- Compra na WOOK com desconto!
Cristina Sampaio: uma carreira reconhecida em Portugal e no estrangeiro
Cristina Sampaio licenciou-se em Pintura na ESBAL, embora tenha direcionado a sua carreira para a ilustração e o desenho satírico.
Atualmente, é cartunista residente do jornal Público, em Portugal, e da revista francesa Alternatives Économiques. Ao longo do seu percurso, colaborou regularmente com diversas publicações nacionais e internacionais, entre as quais O Independente e Expresso, em Portugal, Courrier International, em França, Kleine Zeitung, na Áustria, e os jornais norte-americanos The Boston Globe e The New York Times.
Até ao final de 2025, integrou o grupo Spam Cartoon, com o qual produzia regularmente cartoons animados para a RTP3. A sua atividade inclui ainda a participação em numerosas exposições coletivas, estando o seu trabalho representado em publicações de ilustração e cartoon, tanto portuguesas como internacionais.
A carreira de Cristina Sampaio tem sido distinguida com vários prémios de referência na área do desenho de imprensa e da ilustração. Entre as distinções recebidas encontram-se o 1.º Prémio Editorial do World Press Cartoon, em 2007, o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, em 2006 e 2010, o World Press Freedom Canadá, em 2023, o Prémio Carreira da Bienal de Ilustração de Guimarães, em 2025, e o Grand Prix de l’Humour Vache, em 2026.
Com a publicação de Assim Vai o Mundo, Cristina! Cartoons, 2001-2026, a Tinta da China reúne num único volume parte significativa de um percurso artístico dedicado a observar, questionar e interpretar o mundo através do humor e da sátira.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.




