Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema: Os Fantasclassics do Fantasporto 2019

Antes de abrir em grande, o Fantasporto propõe quatro filmes clássicos dos mestres do cinema que marcaram o mundo, exibidos no Rivoli com todo o esplendor.

TERÇA, 19 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Easy Rider (Dennis Hopper)

Dois amigos partem de moto numa viagem através da América, descobrindo uma cultura de intolerância que desconheciam. Rodado em Hollywood, este é o “road movie” por excelência, realizado por Dennis Hopper em 1969. Um hino à liberdade e à procura de uma sociedade livre. Com Dennis Hopper, Peter Fonda e Karen Black. Homenagem do Fantasporto por ocasião do 50º aniversário da estreia.

QUARTA, 20 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Shining (Stanley Kubrick)

O clássico de terror de Stanley Kubrick, de 1980, trouxe um género por muitos marginalizado como inferior para o “mainstream” dos grandes filmes de génio. Uma família entra num hotel enorme e isolado para lá passar o inverno. Com Jack Nicholson e Shelley Duval. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.

QUINTA, 21 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)

Um gang de jovens lança o pânico na cidade do futuro. O seu chefe, depois de preso, vai submeter-se a uma experiência para mudar o seu comportamento. A reacção na altura da estreia deste filme foi tal que chegou a estar proibido em alguns países, entre os quais Portugal, onde apenas estreou em Novembro de 1974. E a ousadia do realizador Stanley Kubrick em usar música clássica para ilustrar cenas violentas ajudou a chamada de atenção para a brutalidade humana. Nomeado para 4 Óscares. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.

SEXTA, 22 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

23:30 – Alien – O 8º Passageiro (Ridley Scott)

Por ocasião dos 40 anos da estreia do filme, o Fantasporto homenageia “Alien”, o filme original da saga e a segunda longa-metragem do realizador que depois nos trouxe “Blade Runner”, “Thelma & Louise”, “Gladiator” ou “The Martian”. Uma nave espacial recebe um pedido de ajuda vindo de uma lua perto.
Na volta, um dos membros da tripulação traz com ele um a forma de vida misteriosa e letal, originalmente desenhada pelo artista suiço Giger. Com Sigourney Weaver, Tom Skerrit e John Hurt, entre outros. O filme venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *