Cinema: Os Fantasclassics do Fantasporto 2019

Antes de abrir em grande, o Fantasporto propõe quatro filmes clássicos dos mestres do cinema que marcaram o mundo, exibidos no Rivoli com todo o esplendor.

TERÇA, 19 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Easy Rider (Dennis Hopper)

Dois amigos partem de moto numa viagem através da América, descobrindo uma cultura de intolerância que desconheciam. Rodado em Hollywood, este é o “road movie” por excelência, realizado por Dennis Hopper em 1969. Um hino à liberdade e à procura de uma sociedade livre. Com Dennis Hopper, Peter Fonda e Karen Black. Homenagem do Fantasporto por ocasião do 50º aniversário da estreia.

QUARTA, 20 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Shining (Stanley Kubrick)

O clássico de terror de Stanley Kubrick, de 1980, trouxe um género por muitos marginalizado como inferior para o “mainstream” dos grandes filmes de génio. Uma família entra num hotel enorme e isolado para lá passar o inverno. Com Jack Nicholson e Shelley Duval. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.

QUINTA, 21 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

21:00 – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)

Um gang de jovens lança o pânico na cidade do futuro. O seu chefe, depois de preso, vai submeter-se a uma experiência para mudar o seu comportamento. A reacção na altura da estreia deste filme foi tal que chegou a estar proibido em alguns países, entre os quais Portugal, onde apenas estreou em Novembro de 1974. E a ousadia do realizador Stanley Kubrick em usar música clássica para ilustrar cenas violentas ajudou a chamada de atenção para a brutalidade humana. Nomeado para 4 Óscares. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.

  Cinema: Crítica - O Rei Leão (2019)

SEXTA, 22 DE FEVEREIRO

Grande Auditório

23:30 – Alien – O 8º Passageiro (Ridley Scott)

Por ocasião dos 40 anos da estreia do filme, o Fantasporto homenageia “Alien”, o filme original da saga e a segunda longa-metragem do realizador que depois nos trouxe “Blade Runner”, “Thelma & Louise”, “Gladiator” ou “The Martian”. Uma nave espacial recebe um pedido de ajuda vindo de uma lua perto.
Na volta, um dos membros da tripulação traz com ele um a forma de vida misteriosa e letal, originalmente desenhada pelo artista suiço Giger. Com Sigourney Weaver, Tom Skerrit e John Hurt, entre outros. O filme venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980.

 

Ricardo Du Toit

Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *