Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema: Crítica – À Distância (2018)

O encontro entre um homem de 50 anos e um jovem de 17 anos mudará as suas vidas para sempre. À Distância estreia a 19 de julho nos cinemas.

[ad#cabecalho]

À Distância Lorenzo VigasArmando (Alfredo Castro), um homem de 50 anos, dentista e numa boa situação financeira, convence jovens a ir para o seu quarto e a despirem-se para si em troca de dinheiro. No entanto, tal como o título “À Distância” remete, nunca existe contato físico entre os dois. O fétiche voyeurista de Armando é o seu segredo mais oculto até ao dia em que conhece Elder (Luis Silva), um jovem de 17 anos, líder de um grupo criminal, que irá mudar a sua vida.

À Distância, realizado por Lorenzo Vigas, é um filme que aborda vários tópicos, focando-se principalmente na homossexualidade enquanto desenvolve um enredo realista e humano. A realização está constantemente a acentuar a origem distinta entre as personagens, a problemática que se deparam ao apaixonarem-se e o modo como as suas vidas mudarão para sempre. A noção de distância é sempre realçada através do exagero de planos desfocados (por vezes demasiado) entre primeiro plano e plano de fundo, nas pessoas que se intrometem entre Armando e Elder, nas linhas que os separam quando se encontram no mesmo enquadramento, sejam janelas, camas ou outros objetos, ou no plano de cores das suas roupas, cor de pele e jogo de sombras.

À Distância Lorenzo Vigas

É um filme que nos demonstra o modo como alguém num lugar de poder consegue mudar completamente o seu ponto de vista, sendo algo que sublinha imensamente entre as cenas iniciais e finais. Existe sempre um sentimento de melancolia e sensação de que esta relação não vai acabar bem devido à complexidade de ambas as personagens e da sua capacidade de tomar decisões. A economia é sempre realçada ao introduzir uma personagem de posses altas e outra que habita num meio conflituoso de bairros sociais.

Apesar de ser um filme com um tema bastante controverso, acentua por vezes demasiado à noção de distância e atrasa o desenrolar do enredo ao querer desenvolver tópicos já apresentados anteriormente. Porém, o filme À Distância é capaz de transmitir eficientemente a problemática desta relação devido à qualidade do trabalho do realizador e protagonistas.

  • À Distância estreia dia 19 de maio de 2018 nos cinemas.

2/5

Tiago Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights