Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Brahmāstra: o sucesso indiano no Disney+

O primeiro universo cinematográfico da Índia e o grande sucesso hindi de 2022, Brahmāstra: Parte Um –  Shiva, já está disponível no Disney+.

Brahmāstra: Parte Um – Shiva


É preciso recuar até aos anos ’70 e ’80 do século passado para ver os espectadores dos cinemas portugueses em longas filas para adquirirem bilhetes para os grandes sucessos Passado Inesquecível, Sofrimento de Amor, Bobby entre outras muitas produções oriundas da India repletas de melodrama e músicas coreografadas.
A expressão do sucesso de bilheteira era tal que implicava procurar bilhetes com muita antecedência na candonga.

Sofrimento de Amor


Os filmes mencionados ficaram em cartaz em cinemas de Lisboa e Porto durante longos meses, seguindo-se sessões em localidades de norte a sul de Portugal.
Para dar um exemplo, Passado Inesquecível estreou nos cinemas portugueses em 1976 (informação IMDb) e dez anos depois o filme ainda estava em cartaz. No período, o filme terá estreado com uma ou duas cópias em película de 35mm e entre as duas a três sessões diárias, é fácil de concluir que dez anos depois as cópias estavam uma desgraça com muita película em falta, implicando “saltos” nas cenas, com a perfuração dos fotogramas rasgada, descoloração da película, riscos e lixo na imagem entre muitos outros defeitos.
Apesar do desgaste da película e o mau estado das cópias, mesmo assim, os espectadores esgotavam consecutivas sessões! Era a febre do cinema indiano.

Passado Inesquecível


Entretanto, os filmes de Bollywood desapareceram dos ecrãs portugueses. Ou não! Para os distraídos, as grandes produções do cinema indiano continuam a chegar a alguns ecrãs de cinema em sessões praticamente dirigidas à comunidade residente em Portugal com os filmes projectados no idioma original e legendados em inglês.



Nos últimos anos, pela mão do produtor Dhimant Radia, Portugal passou a ser destino para filmar algumas megaproduções indianas como War ou o próximo Yudhra, assim como Aaradugula BulletManmadhudu 2 ou Paisa Vasool, entre outros títulos. 

Brahmāstra: Parte Um – Shiva

A megaprodução indiana, que agora se anuncia disponível na plataforma de streaming Disney, Brahmāstra: Parte Um – Shiva chegou, na estreia mundial, a uma sala portuguesa teve três sessões e acumulou 243 bilhetes vendidos. Nos cinemas norte-americanos foi um tremendo sucesso e na India foi o maior sucesso do ano.
Para além de ser o primeiro de uma trilogia – mais dois filmes estão em desenvolvimento – Brahmāstra: Parte Um – Shiva dá início ao primeiro universo cinematográfico hindi, chamado Astraverse. 
 O conceito é inspirado na mitologia indiana, com foco em histórias do bem e do mal. O “Brahmāstra” do título refere-se à arma mais poderosa dos deuses.

Brahmāstra: Parte Um – Shiva

O DJ Shiva apercebe-se da sua conexão ao elemento do fogo. Rapidamente, ganha o poder de acordar a Brahmastra, uma arma supernatural, capaz de destruir o universo e todos os seus seres vivos.A aventura do herói transforma-se numa corrida contra o tempo, quando a rainha das forças do mal Junoon tenta alcançar a arma. Será que o bem triunfará sobre o mal?

O elenco desta aventura fantástica conta com a superestrela do cinema indiano Amitabh Bachan, que interpreta Raghu, o atual líder do Brahmānsh. o elenco também inclui Ranbir Kapoor, Alia Bhatt, Mouni Roy e Nagarjuna Akkineni

Brahmāstra: Parte Um – Shiva é realizado e escrito por Ayan Mukerji, que também irá realizar, escrever e produzir os filmes seguintes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *