De Portugal para Gotham: descubra a novidade no universo da DC
A DC Studios divulgou o novo trailer oficial de Clayface, um dos filmes mais aguardados de 2026 e a primeira incursão do estúdio no género de terror. Entre as novas imagens há também um motivo de orgulho para o cinema português: a atriz Joana Ribeiro integra o elenco da produção realizada por James Watkins, reforçando a sua crescente carreira internacional ao lado de algumas das maiores produções de Hollywood.
Com estreia marcada para 22 de outubro nos cinemas portugueses, Clayface afasta-se da fórmula tradicional dos filmes de super heróis para mergulhar num thriller psicológico marcado pelo horror corporal, explorando temas como a identidade, a obsessão pela perfeição e a desintegração da humanidade.
O novo trailer apresenta Tom Rhys Harries no papel de Matt Hagen, um jovem oriundo de Gotham que alcança rapidamente o estrelato em Hollywood. A sua carreira sofre, porém, um golpe devastador quando é brutalmente atacado por criminosos que lhe desfiguram o rosto. Sem alternativas e abandonado por todos à sua volta, Matt aceita submeter-se a um tratamento experimental que lhe devolve a aparência de outrora. Aquilo que parece um milagre transforma-se rapidamente num pesadelo, quando o seu corpo começa a adquirir propriedades mutáveis e a sua mente mergulha numa espiral de paranoia, perda de identidade e sede de vingança.
As novas imagens confirmam que James Watkins, realizador de Não Fales do Mal, aposta num ambiente sombrio e perturbador, aproximando Clayface do cinema de terror psicológico e do horror corporal. A transformação física do protagonista, que ganha a capacidade de moldar o próprio corpo e assumir qualquer aparência, é apresentada como uma maldição tão assustadora quanto fascinante, dando origem àquele que poderá ser um dos retratos mais trágicos de um vilão da galeria de Batman.
Entre os nomes que acompanham Tom Rhys Harries encontram-se Naomi Ackie, David Dencik, Max Minghella, Eddie Marsan, Nancy Carroll, Joshua James e Joana Ribeiro.
Após Sara Sampaio ter marcado presença em Superman, de James Gunn, é Joana Ribeiro quem leva agora Portugal até Gotham.
Joana Ribeiro participou em projetos nacionais como Glória, a primeira série portuguesa da Netflix, Sombra, Lusitânia e Daqui Houve Resistência, e consolidou também uma carreira internacional com participações em produções como O Véu, The Man Who Fell to Earth, Das Boot: O Submarino, Fátima, Infinite, de Antoine Fuqua, e O Homem Que Matou Don Quixote, de Terry Gilliam.
Agora, junta-se ao universo cinematográfico da DC naquele que poderá ser o maior projeto internacional da sua carreira até ao momento.

O argumento de Clayface é assinado por Mike Flanagan e Hossein Amini, a partir de uma história criada por Flanagan baseada nas personagens da DC. A produção reúne ainda alguns dos nomes mais influentes do estúdio, incluindo Matt Reeves, James Gunn, Peter Safran e Lynn Harris, reforçando a aposta da Warner Bros. numa abordagem mais adulta e cinematograficamente ousada às personagens de Gotham.
A divulgação do trailer confirma também a intenção da DC Studios de diversificar o seu universo cinematográfico. Em vez de seguir o modelo tradicional dos filmes de super heróis, Clayface assume-se como um thriller de terror psicológico onde o verdadeiro monstro nasce da obsessão pela beleza, pelo sucesso e pela incapacidade de aceitar a própria identidade.
Com uma atmosfera inquietante, efeitos práticos impressionantes e uma abordagem assumidamente inspirada no horror contemporâneo, Clayface apresenta-se como uma das propostas mais originais da DC Studios dos últimos anos. Para o público português, haverá ainda um motivo adicional para acompanhar esta estreia: ver Joana Ribeiro no elenco de uma produção internacional de grande dimensão que promete mostrar um lado de Gotham nunca antes explorado no grande ecrã.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

