Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

XL Games abrem 28ª edição do Março Jovem no Portimão Arena

Entre 27 de fevereiro e 1 de março, o XL Games 2026 regressa ao Portimão Arena para assinalar o arranque da 28.ª edição do Março Jovem, iniciativa promovida pelo Município de Portimão dedicada à juventude.

A cerimónia oficial de abertura está marcada para sábado, 28 de fevereiro, às 15h00, no segundo dia do evento, assinalando o início de um mês inteiramente vocacionado para atividades dirigidas aos jovens.

XL Games

Um evento dedicado aos videojogos e esports

Ao longo de três dias, o público é convidado a mergulhar numa experiência imersiva que percorre a história dos videojogos, desde os seus primórdios até às mais recentes inovações tecnológicas, sem esquecer uma perspetiva sobre o futuro da indústria.

O evento, que tem vindo a crescer em dimensão e notoriedade, dirige-se maioritariamente ao público jovem, mas integra propostas para todas as idades. O recinto contará com múltiplas atividades, incluindo áreas free to play e uma vertente de serviço educativo.

Realidade virtual, competições de esports, demonstrações de evolução técnica e experiências interativas são alguns dos destaques do programa.

Competições e torneios para todos

A partir de 27 de fevereiro, o Portimão Arena transforma-se num verdadeiro palco competitivo, onde os visitantes poderão participar em torneios de títulos como Counter-Strike, EA Sports FC 24, Fortnite e Call of Duty: Black Ops 7, habilitando-se a diversos prémios.

XL Games

Formação e serviço educativo

O XL Games 2026 integra ainda uma componente formativa com a ação “Educar bit a bit”, agendada para sexta-feira, 27 de fevereiro, às 11h00.

A sessão será conduzida por Artur Filipe, ilustrador de videojogos, professor e tutor da Etic Algarve, que irá explicar o processo de formação dos futuros profissionais da indústria, detalhando as várias etapas da construção de um videojogo.

Esta ação evidencia a crescente necessidade de formação especializada num dos setores mais rentáveis do mundo, que durante anos integrou profissionais oriundos de áreas como o design, arquitetura, engenharia informática, bem como numerosos autodidatas. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. A formação decorrerá no palco principal e terá a duração aproximada de 45 minutos.

Influenciadores convidados

O programa inclui ainda a presença de criadores de conteúdos digitais no palco principal. No sábado, às 15h00, marca presença Ric Fazeres. No domingo, à mesma hora, sobem ao palco D4rkFrame, Ana Bastos, Possessivo e Sandro Ramires.

Organização e informações

Os XL Games 2026 são organizados pela E2Tech em parceria com a Câmara Municipal de Portimão. A entrada é livre e o evento decorre diariamente entre as 10h00 e as 19h00.

O programa completo e informações adicionais podem ser consultados no site oficial do evento.

O XL Games 2026 regressa ao Portimão Arena de 27 de fevereiro a 1 de março, marcando o arranque do Março Jovem com três dias dedicados aos videojogos e esports.

XL Games

Programação

27 de fevereiro a 1 de março

Atividades e áreas free to play nos espaços Monster Energy, CS:GO Arena, Fortnite Arena by Insys, Virtual Reality, Asus, Racing Simulators, Moto Trainer (Simuladores Motas), “Estádio” EA FC, Salão de Jogos (Arcades, Pinball), Nintendo, Espaço Família/Videojogos (consolas, computadores e lounge) e lojas merchandising.

Sexta-feira, 27 de fevereiro

Palco Principal

11:00 – Serviço Educativo by ETIC – “Aprender bit a bit”

14:00 – Just Dance

Sábado, 28 de fevereiro

Palco Principal

11:30 – 1a meia-final ESC Online Master League Portugal by Agon

16:00 – 2a meia-final ESC Online Master League Portugal by Agon

“Estádio” EA FC

13:45 – Torneio EAFC 26 (inscrição gratuita durante o evento)

CS:GO Arena

14:00 – Torneio Counter-Strike 2 (inscrição gratuita durante o evento)

Fortnite Arena by Insys

14:15 – Torneio Fortnite (inscrição gratuita durante o evento)

Espaço Monster Energy

14:30 – Torneio Call of Dutty: Black Ops (inscrição gratuita durante o evento)

Influenciadores

15:00 – Presença Ric Fazeres

Domingo, 1 de março

Palco Principal

10:30 – Just Dance

14:00 – Final ESC Online Master League Portugal by Agon

“Estádio” EA FC

13:45 – Torneio EAFC 26 (inscrição gratuita durante o evento)

CS:GO Arena

14:00 – Torneio Counter-Strike 2 (inscrição gratuita durante o evento)

Fortnite Arena by Insys

14:15 – Torneio Fortnite (inscrição gratuita durante o evento)

Espaço Monster Energy

14:30 – Torneio Call of Dutty: Black Ops (inscrição gratuita durante o evento)

Influenciadores

15:00 – Presença D4rkFrame, Ana Bastos, Possessivo e Sandro Ramires

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights