Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

XX Troféus Central Comics: Os Nomeados

O 20º Troféus Central concluiu a pré-eliminatória e apresenta os nomeados do grande público para as melhores obras e autores publicados em Portugal em 2022.

Contudo, devido a um lapso nas listagens de títulos estrangeiros, que não foi descoberto em tempo útil (na semana de verificação em que pedimos confirmação dos candidatos indicados nas categorias), a ausência de uma publicação estrageira motivou a expansão de 5 para 6 nomeados em todas as categorias. Nas categorias não afectadas, todos os sextos títulos mais votados ficaram automaticamente nomeados, mas nas três categorias Melhor Publicação Estrangeira, Melhor Desenho Estrangeiro e Melhor Argumento Estrangeiro haverá uma ronda de repescagem, de forma a definir o sexto nomeado.

Pedimos desculpa pelo erro e solicitamos a vossa votação (de novo em 5 opções, para definir o 6º finalista) nestas categorias, durante os próximos 3 dias, até quarta-feira, 5 de Julho às 17h30

Póster XX Troféus Central Comics
Ilustração de Rui Ricardo

A votação final vai decorrer entre 6 e 14 de Julho, e tentaremos manter a revelação de vencedores nos dias originalmente indicados. Relembramos que, como sempre, o vosso voto é privado e os dados dos votantes são confidenciais.

O boletim de voto de repescagem encontra-se mais abaixo.

Os nomeados do XX TCC são:

Em categorias nacionais, há obras com várias nomeações: CoBrA: Operação Goa (Ala dos Livros), de Marco Calhorda (argumento) e Daniel Maia (desenho), é o único álbum nomeado em Melhor Publicação, Desenho e Argumento Nacional; seguido por Crónicas do Tempo e do Espaço: Uluru (Associação Tentáculo), de Marco Fraga Silva (argumento) e Matthieu Pereira & Sofia Pereira (desenho), Elviro (Escorpião Azul), de Paulo J. Mendes, e Estes Dias (Polvo), de Bernardo Majer, com indicações para Melhor Publicação e Argumento Nacional. Também bisam os álbuns Dante (Ala dos Livros), de Luís Louro e O Bestiário de Isa (A Seita), de Joana Afonso, ambos com indicações em Melhor Publicação e Desenho Nacional, e ainda Crónicas de Enerelis: Volume 03 – Sombras (Maegis), de Patrícia Costa, em Melhor Desenho e Argumento Nacional,

Os prémios nacionais são completados por Companheiros da Penumbra (Chili com Carne), de Nunsky, e Kong the King vol. 2 (Kingpin Books), de Osvaldo Medina, em Melhor Desenho Nacional, mais O Crocodilo (Lobo Mau), de Rui Neto (argumento) e Francisco Valle (desenho), em Melhor Argumento Nacional.

XX Troféus Central Comics     

As categorias estrangeiras elegeram: A Bomba (Gradiva), de Alcante & Bollée (arg.) e Denis Rodier (des.), e Monstros (G.floy), de Barry Windsor-Smith, nas três categorias de Melhor Publicação, Desenho e Argumento Estrangeiro, mais Armazém Central vol. 8+9: As Mulheres / Notre-Dames-des-Lacs (Arte de Autor), de Jean-Louis Tripp (arg.) e Régis Loisel (des.), e Pele de Homem (A Seita), de Hubert Boulard (arg.) e Zanzim (des.), em Melhor Publicação e Argumento Estrangeiro.

Completam as categorias Os Les Portugais (Ala dos Livros), de Olivier Afonso (arg.) e Chico (des.), em Melhor Publicação Estrangeira; e A Adopção – Edição Integral (Ala dos Livros), de Zidrou (arg.) e Arno Monin (des.), em Melhor Argumento Estrangeiro, mais O Castelo dos Animais vol. 3 – A Noite dos Justos (Arte de Autor), de Xavier Dorison (arg.) e Felix Delep (des.), Saga vol. 10 (G.floy), de Brian K. Vaughn (arg.) e Fiona Staples (des.), e Undertaker vol. 4 – A Sombra de Hipócrates (Ala dos Livros), de Xavier Dorison (arg.) e Ralph Mayer & Caroline Delabie (des.), em Melhor Desenho Estrangeiro.

XX Troféus Central Comics

Em breve adicionamos o(s) sexto(s) nomeado(s) a Melhor Publicação, Desenho e Argumento Estrangeiro.

Em Melhor Publicação Clássica, foram seleccionadas as obras: Colecção Clássica Marvel: Homem-Aranha 1 – Poder e Responsabilidade (Atlântico Press), de Stan Lee (arg.) e Steve Ditko (des.) e X-Men 1 – A Irmandade de Mutantes, de Stan Lee (arg.) e Jack Kirby (des.), mais Cyberfreak (Escorpião Azul), de Miguel Angel Martin, One Piece vol. 1 – A Alvorada da Aventura (Devir), de Eiichiro Oda, Na Prisão (Sendai), de Kazuichi Hanawa, e Zodyako (Polvo), de Jayme Cortez.

XX Troféus Central Comics

Em Melhor Publicação Humor, foram eleitos: A Incrível Adele vol. 1 – Vai ser de perder a cabeça! (Bertrand), de Mr. Tan e Miss Prickly, as colectâneas Cartoons do Ano 2021 e Simanca: Desenhos à Margem (Documenta), Maria vol. 1 – Vida Ordinária (Polvo), de Henrique Magalhães, mais O Lixo na minha Cabeça (Oficina do Livro), de Hugo Van Der Ding, e ainda Os Covidiotas: Segunda Vaga (Ala dos Livros), de Luís Louro.

XX Troféus Central Comics

As obras mais celebradas em Melhor Colecção/Série são: A Raposa e o Pequeno Tanuki (Midori), Clássicos da Literatura em BD (Levoir/RTP), Colecção Clássica Marvel (Atlântico Press), Death Note: Black Edition (Devir), Spy X Family (Devir) e Undertaker (Ala dos Livros).

XX Troféus Central Comics

Voltando às edições nacionais, em Melhor Publicação Independente, concorrem: as antologias BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I (C. M. Montijo), org. por Susana Resende, Ditirambos vol. 3 – Fauna, de AA.VV., H-Alt (Associação Tentáculo), org. por Sérgio Santos, e Sinapses (Chili com Carne), de Ivo Puiupo, e os álbuns Crónicas de Enerelis: Volume 03 – Sombras (Maegis), de Patrícia Costa, e Quaresma, o Decifrador: O Caso do Quarto Fechado (Kustom Rats), de Mário André, adaptando Fernando Pessoa.

XX Troféus Central Comics

A categoria Melhor Obra Curta nomeou as histórias: “Aurora Boreal – Uma Luz que Reproduz,” de José Ruy (des.) e José de Matos-Cruz (arg.) (in Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), “Ausência,” de Ricardo Baptista, e “Ninhos,” de Joana Afonso (in Ditirambos vol. 3 – Fauna), “Nos Cornos do Touro,” de Maria João Claré, e “Tágide,” de Yves Darbos (in BD Montijo: Antologia I), e “Saindo do armário dos Monstros,” de Filipe Duarte (des.) e Kurt Belcher (arg.) (in H-Alt #11).

XX Troféus Central Comics

E por fim, em Melhor Autor Português em Publicação Estrangeira, foram indicados: André Lima Araújo, (desenhador), Diana Sousa (colorista), Filipe Andrade (desenhador), Jorge Coelho (desenhador) e Miguel Mendonça (desenhador), e Ricardo Venâncio (artista).

XX Troféus Central Comics

Nas categorias audiovisuais, os expectadores portugueses elegeram…

Em Melhor Filme de BD, as animações Dragon Ball Super – Super-Herói (Toei) e O Despertar das Tartarugas Ninja – O Filme (Netflix), mais as películas em imagem real Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Marvel/Disney), Pantera Negra: Wakanda para Sempre (Marvel/Disney), The Batman (Warner Bros.) e Werewolf by Night – Lobisomem (Marvel/Disney)

XX Troféus Central Comics

Em Melhor Série de TV de BD, elegeram-se Cavaleiro da Lua T01 (Marvel/Disney), Peacemaker T01 (HBO Max), Sandman – Mestre de Ilusões T01 (Netflix), The Boys T03 (Amazon), The Umbrella Academy T03 (Netflix) e Wednesday T01 (Netflix).

 v

E finalmente, em Melhor Videojogo de BD temos os nomeados: Dragon Ball: The Breakers (Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Series S, PC) – Bandai Namco, Gotham Knights (PlayStation 5, Xbox Series X e Series S,PC) – Warner Bros; Marvel’s Midnight Suns (PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, PC) 2K; PlayStation 5, Xbox One, PC) DotEmu; 
Multiversus (PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, PC) – Player First Games; Pokémon Scarlet/Violet (Nintendo Switch) Nintendo e por último Teenager Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (Nintendo Switch, PlayStation 4, 

Vota aqui na repescagem do 6º candidato das categorias: Melhor Publicação Estrangeira, Melhor Desenho Estrangeiro e Melhor Argumento Estrangeiro. Se não conseguires votar no formulário em baixo, por favor clica aqui.

Obrigado a todos os fãs portugueses que intervieram na pré-eliminatória. 

Para qualquer dúvida, deverão sempre consultar os nossos regulamentos.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

2 thoughts on “XX Troféus Central Comics: Os Nomeados

  1. O Ricardo Venâncio não deveria estar nomeado como melhor autor Português em Publicação Nacional em vez de Publicação Estrangeira?

    O livro do Benfica não é uma publicação estrangeira, mesmo que tenha sido traduzido para inglês foi editado pela Seita que é uma cooperativa nacional.

  2. O álbum “Une Flamme Immense” é uma publicação estrangeira. Foi editado em Abril de 2022 pela Dupuis e, só no final do ano, lançado em português por A Seita.
    Logo, o Ricardo Venâncio é elegível como Melhor Autor Português em Publicação Estrangeira.
    Também era elegível nas categorias nacionais, através da edição portuguesa, mas não teve votos suficientes para ser nomeado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights