Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Trabalhos e Projectos de Hugo Jesus

Inaugura hoje, em Amares,  um evento de artes plásticas e cinema de animação experimental onde se inclui uma exposição de banda desenhada dedicada ao autor Hugo Jesus.

ENCONTRARTE Amares 2011 segunda edição da bienal de Arte Plásticas e Cinema de Animação de Amares.

Exposição de banda desenhada sobre alguns trabalhos publicado e por publicar, da autoria de Hugo Jesus com a colaboração na arte dos artistas: André Caetano, Manuel Morgado, Nuno Sarabando, Pedro Pires, Rui Ricardo.

E ainda, estudos de personagens para vários projectos de escrita de Hugo Jesus. Nestes encontram-se desenhos de Manuel Morgado e Nuno Sarabando, para os trabalhos Aeternu, Kull o Fim, Pequenos Milagres e Vai Correr Tudo Bem.

Sobre os trabalhos expostos:

Sonho Sem Fim
Edições ASA
Edição: Novembro de 2009
Capa Dura, Cores, 44 págs
PVP: 12€
(Livro à venda na banca O Lobo Mal, durante o Encontrarte)

Angélica & Morgana
Chick Intimate Cult
Revista de Distribuição Gratuita
Edição: 2008
cores, 1 pág

Tiras Metálicas
Webcomic com a colaboração de Pedro Silva nos desenhos
Projecto ainda em fase de produção.

Imbictus – Trabalhadores do Comércio
TugaLand
12º volume da colecção do Pop Rock Português que está ainda sair nas bancas.
Esta colecção está disponível a partir de 29 de Abril, com o DN e o JN. (Todas as Sextas)
Edição: Julho de 2011
Capa dura, cores, 32 págs
Inclui CD
PVP: 8.99€

Uma Questão de Privacidade
Dr. Makete
Prancha cómica lançada no fanzine “24h – Volta a Portugal em banda Desenhada
Edição: 2006
Preto e Branco, 1 pág
Revista de Distribuição Gratuita

Aeternu
Trabalho ainda em Produção.
Arouca, em 1112. O Conde D. Henrique de Borgonha faleceu há uma semana. Egas Moniz, na companhia de sua esposa, Teresa Afonso, e Dona Teresa, iniciam uma estranha cerimónia.
Tentam, por artes mágicas, pedir um milagre a Nosso Senhor – que o franzino e débil Afonso Henriques se torne num rapaz forte e saudável. Mas a malograda experiência traz consigo a ruína das suas intenções…
Sem memória do seu passado, uma misteriosa personagem acompanha D. Afonso Henriques desde tenra idade até à sua morte, sempre apoiando o fundador da nacionalidade portuguesa. Mas, porque é que não envelhece? E por que está sempre nos momentos cruciais da nossa história? A reflexão de um homem pelo seu passado, presente e futuro e sobre ele próprio.

Hugo Jesus

é co-fundador do portal Centralcomics.com (o mais antigo site de banda desenhada em Portugal, on-line desde 2001). Já trabalhou com editoras em regime de freelance (Gradiva, Edições Asa, Polvo, entre outras estrangeiras) na área da pós-produção. Foi Redactor das Edições Devir, onde colaborou nos seus livros e revistas mensais, em áreas tão distintas como paginação, legendagem, tradução, design, produção de publicidade e correio de leitores, brochuras e catálogos, webdesign, etc.
Nos últimos anos tem vindo a investir igualmente na escrita, actividade que iniciou há mais de 10 anos, no website ComicsPT Editora. Com trabalhos já editados, a sua colaboração no fanzine Tertúlia BDzine, valeu-lhe um troféu da melhor história curta não publicada em álbum, com Kull: O Fim e cuja arte esteve ao cargo de Nuno Sarabando. Em finais de 2009, vê o seu primeiro trabalho a solo como argumentista ter um lançamento em grande escala, com o seu livro Sonho Sem Fim, editado pelas Edições Asa. Em Julho de 2011 lança um novo álbum para a colecção BD+CD do Rock Pop Português Imbictus – Trabalhadores do Comércio pela editora Tugaland. Em stand-by, está ainda o projecto ambicioso Aeternu, que terá a arte de Manuel Morgado.
Tem ainda uma loja de banda desenhada e merchandise no porto: O Lobo Mau (www.olobomau.com)

 Retirado da BD “Uma Questão de Privacidade” com Nuno Sarabando na Arte

O evento:

O espírito do ENCONTRARTE 2011, assim designado para efeitos de apresentação e respectiva imagem corporativa pela sua organização, é realizar um festival “low cost”, de voluntariado (organização e artistas). Partindo deste conceito decidiu a organização lançar um concurso, dentro do mesmo espírito, para a criação da Imagem Corporativa da segunda edição.

O ENCONTRARTE 2011 será, à semelhança do primeiro ENCONTRARTE 2009, um certame e mostra de Artes Plásticas (Escultura, Pintura e Fotografia), Cinema de Animação, Workshops, Música, Teatro, Artes Performativas, Conferências, entre outras inovadoras ideias possíveis de concretizar. Realizar-se-ão igualmente, e à semelhança do ENCONTRARTE 2009, concursos no sentido de incentivar e premiar os artistas concorrentes nas áreas das Artes Plásticas (Pintura, Escultura, Fotografia e Cinema de Animação).

www.encontrarte.pt

Os Artistas:

Nuno Sarabando

Afecto à escola de BD norte-americana, Nuno Sarabando é igualmente um dos mais versáteis autores que se deram a conhecer nos últimos anos em Portugal; com percurso no campo do design, da ilustração editorial e publicitária, mas também do cartoon e animação. Nestas duas últimas áreas, colaborou no estúdio de animação do Cineclube de Avanca, entre 2002 e 2004, fazendo storyboards, animação e arte-final e, em 2005, desenhando o webcomic humorístico “Insert Coin”.

Formado em Novas Tecnologias de Comunicação, o Nuno começou a enveredar no meio bedéfilo via contactos estabelecidos em fóruns on-line e depois em associação ao portal CentralComics.com. Com Hugo Jesus como argumentista, realizou as primeiras BDs, no fanzine “24 Horas – Volta a Portugal em BD”, na senda dos quais a dupla se volta a reunir para este “Kull: O Fim”, no Tertúlia BDzine #109, pertencente ao Ciclo de Homenagem a Robert E. Howard.

Pedro Pires

Pedro Pires nasceu no Porto há 40 anos. Criativo publicitário ao longo de quase vinte anos, dedicou também particular atenção à ilustração e à pintura.
Na indústria da Banda Desenhada, Pedro Pires começou por intervir na colecção Quadradinho, com duas pequenas histórias, “Senti-a no braço” e “Olivião” já com argumento seu. Tendo mais tarde, em 1999, participado no Salão de Banda Desenhada do Porto, onde expôs inéditos coloridos, edita dois anos depois, a sua primeira BD a cores – “Desse teu corpo” e logo a seguir para a editora Devir, o seu primeiro trabalho de grande fôlego: Anjos e outras armadilhas.

Nos últimos anos, colaborou com a editora Gailivro nas áreas de design e ilustração de capas mas também na ilustração para literatura infanto-juvenil em colaborações com José Fanha e António Mota.
Entretanto edita o seu primeiro livro direccionado para os mais pequenos, mais uma vez a escrever e ilustrar: “A canção de Bianca”.

Desenvolve e ilustra para a Planeta Editora, Quidnovi e Saída de Emergência.

Em colaboração com Álvaro Magalhães, ilustrou para a Editora Asa o “Último Grimm” e “Enquanto a cidade dorme”. Ilustrou também “Emigrante do Paraíso” para a Direcção Regional da Cultura dos Açores e para a Editora Quidnovi ainda com o mesmo autor, a colecção “Os invisíveis”.

Editou recentemente, pela Saída de Emergência, um novo livro infantil, ilustrado mas também da sua autoria: “Só em Dezembro”

Rui Ricardo

é um ilustrador do Porto. Os seus dotes no desenho revelaram-se desde muito novo e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.
O seu interesse e paixão pela ilustração e banda desenhada, fê-lo seguir uma carreira artística e, quando estava a concluir o seu curso de Designer Gráfico na Faculdade de Belas Artes do Porto, já tinha 4 livros de banda desenhada publicadas além de diversas participações em… revistas e fanzines locais e diversos prémios em concursos.
Um convite duma produtora televisiva levou-o ao mundo da animação e da criação de cenários digitais para “Major Alvega” que foi a primeira produção televisiva nacional nomeada para um Emmy.
Depois de oito anos a trabalhar neste campo para diversos programas televisivos e de participar em vídeos clip’s e anúncios comerciais resolveu dedicar-se exclusivamente à ilustração em regime de freelancer.

Hoje é representado pela Folio uma das maiores agências inglesas (criada em 1976)
A maior parte do seu trabalho é de ilustração editorial e tem colaboração publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, Men’s Fitness, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ, Popular Mehanics, Marketing Week, entre muitas outras.

Realizou também trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Hasbro, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Macmillan, Vodafone, FNAC, Samsung, Nathan, Defra (departamento do Reino Unido para o ambiente e assuntos rurais).

André Caetano

É um ilustador e Designer Gráfico, nascido em 1983 e criado na pequena Vila de Pereira, perto de Coimbra.
Em 2001 frequentou a EUAC (Escola Universitária de Artes de Coimbra) para estudar Design de comunicação.
Em 2007 ganhou uma bolsa de estudo para o Instituto Pedro Nunes, e trabalhou como designer durante um ano.
Desde setembro de 2008, que é um freelancer em ilustração e design gráfico, trabalhando principalmente em livros ilustrados, banda desenhada, design de livros, cartazes e trabalhos de identidade, fazendo o seu melhor para contar histórias interessantes, com linhas e cores.
Faz parte do Grupo de Teatro O Celeiro, uma companhia de teatro para o qual eu produz toda a arte gráfica, tais como cartazes para jogos e eventos.
Participa de HungryForLines, um blog coletivo de ilustração, e contribui com posts ocasionais no blog Kontakt Visual.

Manuel Morgado

A melhor forma de definir a ilustração de Manuel Morgado será a sua versatilidade, onde se podem encontrar referência próximas da banda desenhada, na pintura, ou gravura, pela utilização das mais variadas técnicas e materiais e devido à sua experiência na área do design gráfico, permitiu-lhe desenvolver a sua capacidade em ilustração digital.

Possui a o quarto ano de Design de Comunicação, e é actualmente profissional de design gráfico complementando esse aspecto com a carreira de ilustrador.
Desde 1998 que realiza algumas exposições de pintura.
Conta também com participações a nível da ilustração em livros escolares e jornais e edição de vários álbuns de banda desenhada. Colabora com ilustração na área da publicidade em vários âmbitos entre eles, destacando a realização de storyboards.
Ilustra regularmente artigos em diversas publicações como o semanário Expresso, Revista Visão, Diário Económico, Jornal de Notícias, Exame Informática, entre outras.