Scarlet: Entre a dor e a esperança, o novo filme de Hosoda
O prestigiado realizador japonês Mamoru Hosoda, autor de obras aclamadas como Guerras de Verão, Mirai no Mirai e Belle, prepara-se para lançar o seu mais recente e ambicioso projecto de animação: Scarlet. O filme tem estreia marcada para o dia 21 de novembro de 2025 nos cinemas japoneses e deverá chegar aos mercados internacionais em dezembro, com a estreia em Portugal a aguardar confirmação.
Scarlet conta a história de uma princesa que falha na sua missão de vingar o assassinato do pai, o rei do seu país. Ao acordar na misteriosa e insana “Terra dos Mortos”, Scarlet vê-se envolvida numa missão desesperada: derrotar o inimigo e alcançar o enigmático “Local Sem Fim”. Caso falhe, tornar-se-á uma “Vazia” – um ser que desaparece para sempre, perdendo a identidade e existência.
Com uma estética visual marcante e uma premissa emocionalmente poderosa, Scarlet promete ser uma obra que funde fantasia, emoção e uma reflexão profunda sobre a condição humana.
“Uma aventura além da imaginação.
Um esforço sem fim.
Um encontro fatídico que transcende o tempo e o espaço.”
Em declarações partilhadas no site oficial e nas redes sociais, Hosoda revelou que a ideia para Scarlet surgiu em 2022, em resposta a um mundo transformado pela pandemia e pelos crescentes conflitos globais. A obra nasceu da inquietação de viver num tempo em que os valores que antes pareciam sólidos estão a desmoronar-se.
“Quando vejo as notícias, percebo o quanto a paz que vivemos é frágil. Scarlet nasceu do desejo de explorar como lidamos com o ressentimento, a retaliação e o ciclo interminável da vingança”, explica Hosoda.
Mana Ashida, uma das jovens actrizes mais promissoras do Japão, interpreta Scarlet, personagem com quem partilha a mesma idade (19 anos), mas com valores e uma história muito distintos.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.