Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Reveladas as primeiras novidades da 15ª edição do MOTELX

A 15ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está a chegar e foram já reveladas as primeiras novidades!

Este ano, o spot promocional do festival é pintada de neon, com um conceito visual desenvolvido pela Grumpy Panda, num filme escrito e realizado por Nuno Baltazar e protagonizado por Sónia Balacó e Guilherme Moura. A versão mostrada à imprensa nesta sessão foi apenas uma amostra que nos deixou muito curiosos para ver mais em Setembro!

Foram também revelados os primeiros filmes confirmados para exibição. Entre eles está o muito aguardado The Green Knight, de David Lowery, que será o filme de abertura e estará em antestreia no festival; e Alien on Stage, um documentário curioso sobre um grupo de teatro amador gerido por condutores de autocarros em Dorset no Reino Unido, durante a produção da adaptação teatral do clássico de Ridley Scott, Alien – O 8º Passageiro.

Ainda nos documentários, será exibido A Glitch In The Matrix, do aclamado documentarista Rodney Ascher (Room 237), deixando no ar toda as perguntas da Teoria da Simulação.

Outras novidades incluem Black Medusa, The Deep House, Cryptozoo, The Sadness, Violation e o francês The Lodger. Destaca-se também a presença do filme português Um Fio de Baba Escarlate, de Carlos Conceição, um filme que já recebeu o Prémio Revelação para Melhor Realização Europeia no Festival de Cinema de Sevilha.

Este ano o grande tema do ciclo especial desta 15ª edição do MOTELX é “Fúria Assassina: Mulheres Serial Killer“, que desafiam os papéis de género no cinema de terror, onde as mulheres tomam rédeas nas mortes. Entre os filmes selecionados, está o clássico de culto de Takashi Miike, Audition, o filme que o fez famoso no ocidente. O françês Baise-Moi é também um dos grandes destaques, sendo um dos filmes menos reconhecidos durante a nouvelle-vague do cinema extremo Francês do inicio do milénio. Outros filmes a serem exibidos são o premiado para os Óscar Monster, The Countess e Serial Mom.

Nas sessões especiais, podemos contar com The Amusement Park, um filme realizado por George A. Romero, recentemente restaurado em 4K; e Jacob’s Ladder, o clássico de guerra de Adrian Lyne, que poderá ser uma excelente oportunidade para ver ou rever no grande ecrã.

A secção Quarto Perdido deste ano é dedicada aos filmes da trilogia inacabada da dupla produtor/realizador Tino Navarro e Joaquim Leitão, com a exibição de Inferno (1999) e 20,13 Purgatório (2006), com esperança que motive a chegada do último filme, Paraíso, seja para muito breve.

Finalmente, foi anunciada uma parceria com os Cinemas NOS, que depois do festival, irão levar alguns dos filmes da programação pelo país, dando uma oportunidade a todos por Portugal terem bons sustos. Mais informação será revelada durante o mês de Agosto!

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa irá realizar-se de 7 a 13 de Setembro no Cinema São Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *