O Dia Mais Curto

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Rapidinhas #4

Filipe Melo, músico e produtor da curta I’ll see you in my Dreams prepara-se para lançar uma BD com mais de 100 páginas; José Abrantes abandona a banda desenhada; Hellboy vol. 6 prestes a saír; Novidades sobre a editora VitaminaBD e muito mais nesta edição das rapidinhas!

– As Aventuras de Dog Mendonça e Pizza BoyDog Mendonça

Em encerramento do evento MotelX, Filipe Melo, produtor da curta-metragem I’ll see you in my Dreams, anunciou estar a terminar um álbum de BD. A obra, feita em parceria com um autor argentino, estará pronta no final do ano, sendo intitulada As Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy, com o herói criado à imagem de Nicolau Breyner e com muitos monstros do fantástico à mistura. Cliquem na imagem do lado para ampliar e vejam o vídeo em baixo.

– José Abrantes abandona BD

O mercado nacional por si só não suporta profissionais de BD, já se sabia. E a crise não ajuda. Mas recentemente, frustrado com as limitações do sector e dificuldades de funcionamento, que se prendem com lançamentos atempados de novos álbuns e pagamentos devidos provenientes desses, o autor José Abrantes, veterano de 30 anos, “pai” do Homodonte e Morgana (entre outros), anunciou abandonar a banda desenhada. Aguarda apenas pela edição de trabalhos já finalizados e passará depois a dedicar-se à pintura e aguarelas.

– A Hora da Serpente

horadaserpenteEsta semana nas bancas está já o 4º e antepenúltimo álbum da colecção Passageiros do Vento, de Bourgeon que está a sair com o jornal O Público às Quartas-Feiras, em parceria com as edições ASA. Chegaram-nos rumores que esta série está a vender muito mal e que os livros têm-se acumulado nos quiosques. Mas a Central Comics “apalpou” o terreno, e dos vários pontos de venda que visitou, disseram-nos que tem vendido mais ao menos igual a colecções anteriores. Se assim for, menos mal.

– Hellboy Vol. 6

A editora Dinamarquesa prepara-se para lançar o 6º álbum do Hellboy em português. Tem o título de “Estranhos Lugares” e tem o argumento e arte de Mike Mignola. A G-Floy tem distribuição em Portugal pela Devir. Lembramos que esta tinha prometido o lançamento de 4 novos livros (3 estrangeiros e 1 nacional) até finais de Setembro. Será que a distribuição de Hellboy 6 vai ser aproveitada para o lançamentos dos seus álbuns novos?

– Novidades VitaminaBD
O 2º volume d’A Casta dos Metabarões está ainda em produção. Trata-se de uma co-edição em 6 ou 7 línguas diferentes e que segundo o editor Pedro Silva “gera um pesadelo logístico”. Além disso a impressão será na China(!) o que significa mais 2 a 3 meses de transporte de barco. O álbum MARVELS é uma co-impressão de “apenas” 4 línguas, todas europeias, e já vai em mais de 20 meses de produção. O seu lançamento só será feito em 2010. Quanto ao 4º e último volume de Eu, Vampiro, é previsível que saia durante o 1º semestre de 2010.

joker altaya– De Super-Homem para o Joker

Se ainda quiserem apanhar a figura de chumbo do Super-Homem, da nova colecção de bancas da Altaya, corram para as bancas pois este deve ser o último dia em que deverá estar à venda. Amanha, segunda-feira, chega a terceira entrega que deverá ter bastante procura, pois trata-se de Joker, personagem que se tornou imensamente popular em Portugal graças a prestação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.