Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os jogos tradicionais seguem em voga no mundo digital

No cenário atual, onde a tecnologia e os videojogos dominam o entretenimento online, é surpreendente observar como uma parcela do mercado é formada por jogos tradicionais, que nasceram antes da internet, e continuam a atrair e cativar novos praticantes.

Títulos tradicionais que concederam tardes de diversão de pais e filhos conquistam um lugar de destaque no segmento dos jogos eletrónicos. Alguns clássicos, como Xadrez, Blackjack, UNO e Risk, conseguiram migrar para o mundo digital e construir uma reprodução perfeita das suas características num novo campo de atuação.

Sem perder a essência, apostando pela dinâmica de sempre e contando com a nostalgia, os jogos clássicos conseguem assegurar um espaço de destaque num dos mercados mais lucrativos e concorridos da era digital. 

Este artigo mostrará como estão os principais jogos tradicionais no mundo digital.

Tabuleiro digital, estratégia real

Os jogos de tabuleiro são passatempos respeitados na história do entretenimento. Entre a enorme lista de títulos de sucesso, o xadrez destaca-se pela importância e reconhecimento no âmbito global. Durante séculos, o jogo foi considerado um verdadeiro desafio intelectual, onde as faculdades mentais eram postas à prova e só o mais inteligente poderia sair com a vitória.

Depois de alguns anos limitado aos praticantes mais fiéis, o xadrez reconquistou a sua popularidade e relevância. 

Atualmente, o jogo aparece em sites especializados que oferecem partidas simples contra adversários reais e também virtuais — no caso, a inteligência artificial —, e campeonatos completos. O destaque, para além da diversão, está nos conteúdos educativos da modalidade, que vão desde as principais aberturas até às jogadas de conclusão mais utilizadas.

Por outro lado, é importante destacar que o xadrez teve uma ajuda inesperada para voltar a ser tendência. Em 2020, A Netflix apresentou a série O Gambito da Rainha, que contava a história de uma menina com um dom para o xadrez e que, com as suas habilidades, desafiou o mundo masculino da modalidade. E por falar em Netflix, esta é também a responsável pela produção portuguesa Rabo de Peixe, com uma segunda temporada já garantida. 

O Risk, um clássico desafio de estratégia militar para se divertir com os amigos, também migrou para o ambiente digital, trazendo consigo todas as variáveis dos objetivos, o rolar dos dados para decretar o vencedor de uma luta entre exércitos e o constante exercício de procurar o objetivo, sem entregar aos adversários quais sãos os planos.

A característica mais marcante do título no ambiente digital está na aplicação para telemóvel, que conecta jogadores do mundo todo em batalhas pela dominação global em mais de 60 mapas diferentes.

risk

Dando as cartas no digital

Um baralho pode ser a fonte de inúmeros jogos de cartas. Em Portugal, a Sueca é o favorito. O Blackjack, ou Vinte e Um, também está no topo da lista. E o UNO também aparece na lista dos preferidos. Estes passatempos nasceram muito antes da internet, porém, com a transformação digital, conseguiram conquistar o seu espaço no mundo online.

A Sueca, dada a sua relevância, é o tema principal de diversos sites que oferecem partidas online, onde os utilizadores se enfrentam em partidas divertidas e dinâmicas. Ao adicionar um chat, os jogadores podem interagir entre si e ter uma experiência similar à realidade.

O Blackjack ganhou força na internet. Apoiado em plataformas especializadas que apresentam a modalidade no seu modo tradicional e também na variante multi-hand, ou múltiplas mãos, na qual o utilizador controla até cinco conjuntos distintos, aumentando a dificuldade e também a probabilidade de vencer, uma vez que quanto mais informações o jogador tiver, mais fácil será tomar decisões.

Já o UNO, que entretém famílias e amigos, também conseguiu galgar o seu espaço no segmento dos jogos eletrónicos. Com uma dinâmica envolvente e cartas especiais que podem mudar o rumo da partida a qualquer momento, o jogo encontrou na internet antigos adeptos e novos praticantes.

Repetindo o caminho do Risk, o UNO também encontrou nos telemóveis o caminho para o sucesso. A aplicação do jogo já foi descarregada mais de 100 milhões de vezes na Google Play Store. As partidas no pequeno ecrã são rápidas, emocionantes e globais, uma vez que os utilizadores de todo o mundo estão conectados.

Em suma, os jogos tradicionais contam com um espaço privilegiado no coração dos utilizadores. Ao chegar ao ambiente online, apoiado em novas tecnologias, e com uma pitada de nostalgia, estes clássicos conseguem cativar os seus antigos praticantes e despertar a curiosidade de novos jogadores. 

Caso para dizer: o que é bom está sempre na moda. 

Dário Mendes

Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.

Verified by MonsterInsights