Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O Caso do Quarto Fechado, em BD

A adaptação para BD de O Caso do Quarto Fechado, é o volume inicial de um conjunto de novelas policiárias da autoria de Fernando Pessoa.

No próximo dia 29 de Maio, pelas 15h, no 17º Festival de BD de Beja, haverá a apresentação da novela policiária “O caso do quarto fechado” de Fernando Pessoa, numa adaptação de Mário André, autor da novela gráfica “A Implosão” adaptada da obra com o mesmo nome da autoria de Nuno Júdice e apresentada no Amadora BD de 2021.

Simultaneamente será lançado o fanzine “Doce Emese Canibal #3 – WARS” do mesmo autor e que será oferecido na compra de cada um dos livros.

Numa altura em que é lançada a biografia mais completa de Fernando Pessoa, a apresentação desta novela policiária poderá ser a “ponte” para o conhecimento mais alargado da obra do artista em que as novelas policiárias representam o seu lado menos divulgado.     

                                                                  

“Charadas, problemas de xadrez, quebra-cabeças geométricos e matemáticos – alimentava-se destas coisas e vivia com elas como com uma mulher. O raciocínio aplicado era o seu harém”.

– Fernando Pessoa, sobre Quaresma, do seu prefácio.

Dr. Abílio Quaresma, o Decifrador, um médico “sem clinica e decifrador de charadas da vida real”. Personagem criada por Pessoa há cerca de cem anos (1988-1935), protagonista de novelas policiárias desenvolvidas pelo famoso poeta; um género muito popular nas primeiras décadas do séc. XX, e que era secretamente seu favorito. A escrita das mesmas deu-se durante várias décadas, num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros, nos quais a personagem central foi transformada em figura complexa, digna do seu panteão de alter egos.

Em “O caso do quarto fechado”, Quaresma é chamado a consultar um cenário perplexante, onde está em causa o suicídio aparente mas difícil por degolação, por alguém cuja personalidade ninguém suspeitaria capaz de tal, num quarto fechado por dentro.

“O caso do quarto fechado”
adaptado da obra de Fernando Pessoa

Capa mole a cores
Biografias no verso das capas
18×25, 68 paginas, PB
PVP: 12€
Encomendas pelo facebook Kustom Rats ou email:
kustomrats2017@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.