Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Luso!: Cinema português em Itália

A Associação Il Sorpasso, organizadora em Portugal da Festa do Cinema Italiano, mostra o outro lado da moeda levando quatro filmes portugueses a Itália, desde thrillers psicológicos a documentários, para dar a conhecer a cinematografia lusa em território transalpino, contando também com uma homenagem à Revolução dos Cravos. Entre os convidados, destaque para a realizadora e atriz Maria de Medeiros.

Mal Viver

 

Dia 30 de maio o Luso! Mostra Itinerante do Novo Cinema Português começa a sua 3ª edição itinerante em Roma, no Cinema Farnese Arthouse, seguindo-se várias outras localidades em Itália.

O programa da capital italiana inclui a presença da atriz e realizadora Maria de Medeiros e quatro filmes que pretendem aprofundar o interesse e satisfazer a curiosidade do público italiano, introduzindo-o na realidade cinematográfica portuguesa, pouco conhecida fora do circuito dos grandes festivais. Um quadro heterogéneo e abrangente para narrar o Portugal de ontem e de hoje, desde a Revolução dos Cravos descrita por Maria de Medeiros com Stefano Accorsi até ao thriller psicológico protagonizado pelo poeta Fernando Pessoa, passando pelo drama feminino de Mal Viver com Anabela Moreira e Rita Blanco e pela voz e carreira da Rainha da Morna, Cesária Évora.

Os filmes serão exibidos na versão original, com legendas em italiano e o festival continuará em digressão por várias cidades italianas a partir de setembro.

O LUSO! abre as portas da sua 3ª edição na quinta-feira, 30 de maio, com Não Sou Nada – The Nothingness Club, realizado por Edgar Pêra e protagonizado por Miguel Borges e Victoria Guerra.

Não Sou Nada
Não Sou Nada


Na sessão da noite, a realizadora, argumentista e atriz Maria de Medeiros, apresenta ao público romano o seu Capitães de Abril, protagonizado pela própria realizadora com Stefano Accorsi no papel principal.

Na sexta-feira, 31 de maio, será exibido Mal Viver, de João Canijo, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, seguido pelo multi-premiado documentário Cesária Évora, realizado por Ana Sofia Fonseca.

Os organizadores sublinham que «o objetivo do LUSO! é promover e dar a conhecer o cinema português em Itália através da difusão de uma série de obras representativas da sua cinematografia. Esta iniciativa vem no seguimento do sucesso das edições anteriores, que envolveram mais de 30 cidades e cerca de 4.500 espectadores».

LUSO! é organizado pela Associação Il Sorpasso, responsável pela organização da Festa do Cinema Italiano em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste, e conta com o apoio do: ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Embaixada de Portugal em Itália e o Instituto Camões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights