Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Juventude, a nova biopic em BD de Marco Mendes

“Juventude” a nova banda desenhada do portuense Marco Mendes, está já em pré-venda e com lançamento a 16 de julho, no Clube do Desenho, na cidade do Porto (18 horas).

Juventude de Marco Mendes

A sua matéria-prima continua a ser a sua própria vida (como o título deixa adivinhar, e como todos aqueles que conhecem a já considerável obra do Marco sabem). Mas, obviamente, ficcionando aqui e ali, e transformando por esta via a sua vida concreta numa vida maior, semelhante e próxima de muitas vidas, nas suas alegrias e tristezas.

Juventude de Marco Mendes

Desta vez a novidade é o silêncio. Que emana da opção do autor de tudo contar sem muletas explicativas, de recorrer apenas à imagem e deixar-nos a nós desfrutar da história, da que lá está e da que podemos construir a partir dela. Das palavras que podemos pôr naqueles personagens. Da beleza da contemplação de uma juventude rica e bem vivida – igual a tantas outras – mas bem específica e original.”

A banda desenhada além de muda é constituída apenas por uma imagem (vinheta) por página e é de formato panorâmico/italiano.

Juventude de Marco Mendes

Uma imagem por página. Imagem após imagem (de uma beleza estonteante), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, Marco Mendes conta-nos uma história da sua Juventude. Uma de muitas possíveis, e uma bela história de banda desenhada, desta vez contada apenas visualmente, sem se socorrer de qualquer texto. Deixa-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.

 

Nascido em 1978, Marco Mendes vive e trabalha no Porto. Autor de banda desenhada, artista plástico, professor e investigador, é membro Fundador do Clube de Desenho (associação dedicada à formação, exposição e divulgação desta arte) no Porto. Publicou as novelas gráficas Diário Rasgado, Zombie (com a qual ganhou o Prémio Amadora BD para o Melhor Álbum Nacional em 2015), e Tutti Frutti (recolha das páginas de BD que publicou no JN ao longo de vários meses) pela editora Turbina/Mundo Fantasma, e o álbum de desenhos Anos Dourados, numa parceria entre a mesma editora e o Colégio das Artes, em Coimbra. O seu trabalho pode ser acompanhado no seu blogue pessoal em: diariorasgado.blogspot.com

Este álbum foi produzido ao abrigo do programa Garantir Cultura, e está também disponível com sobrecapas em inglês e francês.

O Clube de Desenho, fica na Rua da Alegria, nº 970, 4000-040 Porto, onde também ficará uma exposição com algumas das suas pranchas, até 23 de Julho.

No domingo, dia 17, o autor estará em sessão de autógrafos no Ilustríssimo – Mercado de Ilustração, em Coimbra.

Juventude de Marco Mendes

Juventude
Marco Mendes
Turbina/ A Seita
120 páginas a cores
Capa Dura com sobrecapa
PVP: 25€

os primeiros 100 exemplares serão numerados e assinados pelo autor

Marco Mendes a assinar 100 exemplares de "Juventude"
Marco Mendes a assinar 100 exemplares de “Juventude”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.