Jogos: Sword Art Online: Last Recollection – Análise
Sword Art Online: Last Recollection chegou para mostrar que Kirito e companhia ainda estão prontos para mais aventuras. Mas será bem assim?
Tenho uma opinião um pouco controversa em relação a Sword Art Online: em tempos achei que era uma franquia com uma ideia bastante bem conseguida. E isso acontece quando estamos no arco de Sword Art Online, porque a partir daí é sempre a descer. Agora é o momento em que já ouço os fãs com as forquilhas. Considero que é uma franquia medíocre e que já deveria ter sido abandonada. No entanto, decidi dar uma oportunidade a este Last Recollection, um pouco como uma réstia de esperança de que algo seria bom nesta franquia.
A história de Sword Art Online: Last Recollection continua onde o arco War of Underworld no anime parou (um arco bastante mauzinho, deva-se dizer). Kirito e os seus aliados devem continuar a sua luta contra o exército do Dark Territory e a Administratior para salvar o Underworld e todos os seus habitantes. De certa forma, esta acaba por ser uma das grandes vantagens do jogo, pois a história é bem escrita e envolvente, com algumas reviravoltas para manter os jogadores interessados. Os personagens também são bem desenvolvidos e simpáticos, e as relações uns com os outros são bastante credíveis. A verdade é que, Sword Art Online, em termos de criação de personagens nunca teve grandes problemas.
Em termos de jogabilidade, devo admitir que achei curioso, porque a jogabilidade de Sword Art Online: Last Recollection é uma mistura de elementos de RPG de ação e JRPG. Os jogadores controlam Kirito e os seus aliados em combates em tempo real, utilizando uma variedade de habilidades para derrotar inimigos. O sistema de combate é rápido e tem muita profundidade. Os jogadores podem personalizar os loadouts e conjuntos de habilidades das suas personagens para se adequar ao seu próprio estilo de jogo.
Os gráficos do jogo acabam por ser um ponto interessante. Mesmo estando dentro do mundo de anime, a verdade é que são bastante bonitos e podem ser um pouco de foco para a maioria dos jogadores que não conhecem a franquia. As paisagens que vamos vendo acabam por ser envolventes e bonitas, enquanto sentimos que devemos explorar para encontrar o que realmente importa naqueles locais.
Resta concluir que, Sword Art Online: Last Recollection é um sólido RPG de ação com muito para oferecer aos fãs da série. Tem uma história bem escrita, personagens envolventes, combate rápido e um mundo grande para explorar. Agora se me perguntarem “Voltou a conquistar-te”? Nem de perto, nem de longe, mas vão num bom caminho.
Nota: 7/10
Sword Art Online: Last Recollection está disponível para PC, PlayStation 5 (versão jogada) e Xbox Series S|X
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.