Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Katamari Damacy Reroll – Análise

Katamari Damacy Reroll

Katamari Damaci Reroll chegou a rebolar pela PlayStation 4 e Xbox One fora, depois de já ter feito esta proeza na Nintendo Switch e no PC. Será que continua a ter a mesma eficácia e bizarria de outrora?

Foi em 2004 que, na altura, a PlayStation 2 recebeu um jogo com uma premissa diferente do que estávamos habituados na altura. Não me interpretem mal, já existiam vários jogos bizarros naquela altura, mas, nada era como Katamari Damaci, que já na altura ganhou um grande reconhecimento da imprensa.

Katamari Damacy Reroll

A base do jogo é simples: o Rei de Todos os Cosmos (quase que se podia ler Deus aqui) destruiu todas as estrelas que se encontravam no céu e nós, como Príncipe, fomos enviados numa missão para criar novas estrelas. O nosso local de criação? A Terra. Estamos equipados com uma bola chamada Katamari que temos que rodar e deixar cada vez maior, enquanto apanhamos todo o tipo de objetos. Assim, iremos conseguir trazer de volta as estrelas e, como consequência, traremos também de volta a luz às noites que se encontravam escuras.

Vejam aqui o nosso video original de Gameplay:

E se temos um tema que por si só seria uma história em peras que faria tanto um belo livro, como um belo filme (o conceito do desaparecimento de todas as estrelas acaba por tornar-se bastante interessante. Imaginem só o que aconteceria à Terra se o nosso querido Sol desaparecesse), a verdade é que também temos uma jogabilidade estranha, mas ao mesmo tempo eficaz. Como Príncipe andamos a rodar o Katamari para tudo o que é sítio, usando um vasto leque de habilidades, todas elas ligadas à forma como os objetos podem rodar. Além disso, o nosso Rei pede-nos para criarmos estrelas com vários tamanhos, evoluindo de centímetro para centímetro. Dando um exemplo simples, começar nos 5 centímetros e chegar aos 10. Enquanto apanhamos todos os tipos de coisas, desde pequenos parafusos até caracóis de cartão.

Katamari Damacy Reroll

E se a jogabilidade é do mais estranho possível, a música também acaba por ter um ritmo frenético capaz de deixar qualquer um entusiasmado e um pouco com a cabeça às voltas. No entanto, tudo entra em perfeita harmonia com os gráficos bastante cartoon que estão melhores ainda. Isto porque, depois de 16 anos foram “pseudo-actualizados” para alta definição, deixando o jogo ainda mais bonito do que já é. Além disso, existe muito para explorar levando a que o jogador perca a noção do tempo que passou a jogar esta experiência.

Resta concluir que, Katamari Damaci Reroll continua a ser um jogo que entretém qualquer jogador que o queira experimentar, mas, fica o aviso de que vão ficar severamente viciados. A melhor parte desta atualização é mesmo o facto de trazer uma nova roupagem para o jogo, que irá abrir portas a novos jogadores que ainda não tenham experimentado recolher o máximo de objetos que conseguirem com o vosso Katamari, especialmente os mais novos.

Nota Final: 8/10

Katamari Damacy Reroll está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC

Desenvolvedora/Editora: Bandai Namco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights