IndieJúnior Allianz destaca realizador Norman McLaren

 

A Viagem é o tema que marca a programação da quarta edição do IndieJúnior Allianz, o festival de cinema infanto-juvenil que estará de regresso ao Porto entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020. A descoberta de novos mundos, dos espaços de quotidiano e das mais diversas aventuras são algumas das múltiplas viagens que os espectadores do festival terão ao seu dispor dentro e fora das salas de cinema. Em destaque estará a animação canadiana, numa retrospectiva sobre o trabalho, de Norman McLaren, um dos mais galardoados cineastas do seu país e um dos pioneiros da animação e técnica cinematográfica.

Norman McLaren foi um importante animador, com grande enfoque na animação artística, teve a maioria de seus trabalhos patrocinado pela “Secretaria Nacional de Cinema do Canadá”(NFB). Uma das técnicas pela qual ficou consagrado foi a de fazer animação diretamente na película, onde riscava e desenhava as suas personagens e universos. Nascido na Escócia, entrou na faculdade de Belas Artes de Glasgow em 1932 e rapidamente desenvolveu uma paixão pela sétima arte. A sua carreira cinematográfica haveria de arrancar em 1934 e, logo no ano seguinte, os seus filmes começaram a conquistar prémios em festivais de cinema do país. Em 1941, McLaren junta-se ao NFB, casa onde haveria de desenvolver grande parte das suas mais relevantes e percursoras obras. Sem dinheiro para produções “à la Hollywood”, a NFB era o espaço ideal para McLaren evoluir fazendo aquilo que mais gostava: experimentar. Uma atitude que marcaria toda a sua obra e que resume uma das suas crenças mais essenciais da sua filmografia, “a maneira como o desenho mexe é mais importante do que o objecto que mexe em si”. É na NFB que cria Neighbours (Vizinhos), de 1952, uma história que reflecte sobre a irracionalidade do homem através de uma mensagem política, contra a violência, que haveria de ser premiada com o Óscar de melhor curta-metragem em live action de 1953. Para o foco, Próxima Paragem: Canadá, o festival escolheu, sete curtas de animação.

Fechada está também a programação para a secção O Meu Primeiro Filme que, anualmente, visita clássicos intemporais. Este ano as escolhas foram entregues a Beatriz Gosta, v-logger e rapper, António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, e Regina Pessoa, realizadora. Respondendo ao desafio de escolherem o filme que mais marcou o seu crescimento, os três programadores seleccionaram, respectivamente, O Clube dos Poetas MortosE.T. O Extraterrestre e Quimera do Ouro. Os convidados estarão presentes para apresentarem as suas respectivas sessões.

  Ganha Bilhetes Triplos para SNOW: OS DOMÍNIOS DO ESPELHO (Passatempo)

A cerca de 2 meses da sua quarta edição, o IndieJúnior Allianz abre uma venda antecipada de bilhetes, para as sessões de cinema aqui anunciadas. O número de bilhete é limitados e conta com um desconto de 35% de desconto face ao preço original. A partir de hoje, as 4 sessões estão disponíveis para a compra de bilhetes individuais no valor de 2,50€. A partir de Janeiro, os bilhetes passarão a custar 4€.

E porque os caminhos do IndieJúnior Allianz se fazem também na criação de diferentes rotas a programação de filmes será, como é seu hábito, completada com oficinas, debates e actividades paralelas para as famílias. Vrom! Brum! Prontos para viajar?
Nesta quarta edição, o IndieJúnior Allianz Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa ao Teatro Rivoli, à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, à Casa das Artes e à Reitoria da Universidade do Porto, durante seis dias.

Bilhetes e mais informações em www.indiejunior.com

PROGRAMA Próxima Paragem: Canadá
Sessão: Sábado, 1 de Fevereiro, 18h00, Casa das Artes
+6 anos

Boogie-Doodle, Norman McLaren, Canada, anim., 1948, 4’
Canon, Norman McLaren and Grant Munro, Canada, anim., 1964, 9’
Christmas Cracker, Jeff Hale , Norman McLaren , Grant Munro and Gerald Potterton, Canada, anim., 1963, 9’
Hen Hop, Norman McLaren, Canadá, anim., 1942, 3’
Il était une chaise, Claude Jutra and Norman McLaren, Canadá, anim., 1957, 9’
Opening Speech: McLaren, Norman Mclaren, Canada, anim., 1961, 7’
Short and Suite, Norman Mclaren, Canada, anim., 1959, 5’

Este programa foi realizado em estreita colaboração com a Ciné Tapis Rouge do Canadá.

PROGRAMA O Meu Primeiro Filme

Escolha de Beatriz Gosta
O Clube dos Poetas Mortos, Peter Weir, EUA, fic., 1989, 104’
Quinta-feira, 30 de Janeiro, 21h30, Casa das Artes
+12 anos

Escolha de António Preto
E.T. O Extraterrestre, Steven Spielberg, EUA, fic., 1982
Sessão: Domingo, 2 de Fevereiro, 15h30, Casa das Artes
+6 anos

Escolha de Regina Pessoa
Quimera do Ouro, Charlie Chaplin, EUA, fic., 1925
Sessão: Sábado, 1 de Fevereiro, 15h30, Casa das Artes
+6 anos

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *