Comanche – Obra Completa de Greg e Hermann, Volume 3

Constituído por dois episódios longos e cinco histórias curtas, este é o terceiro e último volume da série Comanche – Obras Completas de Greg e de Hermann.

Fica assim concluída, um ano após a Ala dos Livros ter iniciado a sua publicação e no ano em que se assinalam os 50 anos da primeira edição de Comanche em Portugal, a publicação dos 10 episódios e das 5 histórias curtas com assinatura de
Greg e de Hermann.

Para além dos dois episódios “longos”, este álbum contem ainda as 5 histórias curtas que nos finais dos anos 90 foram reunidas num álbum com o título “Le Prisonnier”, e duas histórias de uma prancha, inéditas em Portugal. As aventuras de Comanche escritas por Greg e desenhadas por Hermann conheceram, depois de inicialmente publicadas na revista “Tintin”, várias edições em álbum, a primeira das quais ocorreu entre 1972 e 1983. No entanto, depois de ter desenhado 10 episódios longos, Hermann decide abandonar Comanche para se dedicar a séries pessoais como “Jérémiah” (1979) – com um estilo
gráfico mais “limpo” e cujas influências já se fazem notar em algumas das pranchas dos últimos álbuns de Comanche – ou “As Torres de Bois-Maury” (1984).

Depois de alguns anos sem ter conhecido novos episódios, o desenho de Comanche seria retomado em 1989 por Michel Rouge, mantendo-se o argumento de Greg.

Resumo das obras incluídas neste segundo volume:

E o diabo gritou de alegria
Depois de ter estado vários meses afastado de Greenstone Falls, Red Dust regressa ao povoado e conhece um vendedor de seguros com o qual, desde o primeiro instante, não simpatiza. Entretanto, os ranchos das redondezas começam sucessivamente a ser incendiados e o próprio “666” não é poupado! Nos escombros ainda fumegantes, o agente de seguros Vega descobre uma flecha incendiária e não tem dúvidas: os culpados, são os índios. Mas Red Dust afirma o contrário,
acabando por admitir que tem ainda algumas coisas a aprender…

  Edições Marvel da Panini Abril 2020

O corpo de Algernon Brown
Após vários dias de chuvas torrenciais, Red Dust, na companhia do velho Ten e de Comanche, inspecciona a região. À beira de um terreno pantanoso, nos limites das terras do “666”, descobre um cadáver: o corpo de Algernon Brown! Não parecendo ter sido o dinheiro o móbil deste crime, Dust inicia uma investigação que nos conduzirá a uma trama de vinganças.

O Prisioneiro
Nesta história ficamos a saber como é que Red Dust surge no primeiro álbum da série, sem cavalo, na berma de uma estrada a mandar parar a diligência que o conduzirá a Greenstone Falls.

Lembra-te, Kentucky…
Ainda relacionada com o primeiro livro da série, esta história explica-nos a relação entre o protagonista e o pistoleiro que encontramos também no tomo inaugural da série.

O Palomino
Relata-nos a forma como Ten Gallons capturou o cavalo preferido de Red Dust.

Falta de Respeito e Casamento Cor-de-Rosa
Tratam-se de duas histórias de uma prancha cada, funcionando cada uma como um “gag”.

Comanche – Obra Completa de Greg e Hermann Volume 3
Argumento: Greg
Desenho: Hermann
160 páginas. Preto e branco
Cartonado. 235 x 310 mm
Fevereiro de 2019. Ala dos Livros
ISBN: 978-989-54171-9-3
PVP: 32,90 €

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *