Cinema: Crítica – Hotel Império (2019) | “Um tesouro audiovisual”

Situado em Macau, Hotel Império conta a vida de Maria (Margarida Vila-Nova), herdeira e proprietária do edifício, que vive nesta espécie de submundo sombrio e melancólico em que a música, prostituição e apostas são por vezes o quotidiano de muitos indivíduos. Um dia, o filho da co-proprietária, Chu (Rhydian Vaughan) chega a Macau e revela um interesse perturbante pela protagonista.

 

Hotel Império, produzido pela O Som e a Fúria, realizado por Ivo M. Ferreira e escrito pelo mesmo em conjunto com Edgar Medina, é uma obra que surpreende e ira sem dúvida permanecer na memória pela sua individualidade visual e uma carta de amor para este lugar longínquo onde as luzes e sombras preenchem-nos com um analogia à multiculturalidade e à vida de Maria.

O seu debate constante em se deve ou não retornar a Portugal, as relações criadas neste país, o contínuo confronto de um proprietário para comprar o seu Hotel ou o modo como tenta cuidar do seu pai (Cândido Ferreira), resultam numa vida melancólica em que as suas decisões nem sempre serão as mais acertadas, mas que contém sempre uma veracidade incrível para o espetador. Contudo, a introdução do vilão cliché e previsível, Edgar (Tiago Aldeia) por vezes corta o ritmo da narrativa delicada que acompanhamos em que o percurso de Maria por caminhos arriscados e encontros com Chu já eram sedutores o suficiente para nos prender ao filme.

  Cinema: Crítica - A Good Woman Is Hard to Find (2019)

Por outro lado, Hotel Império torna-se numa viagem a Macau, em que a própria região se torna numa personagem e onde os protagonistas a preenchem através do diálogo limitado em que bastam o silêncio e respiração para compreendermos as sensações e intenções dos mesmos. De realçar que a maioria dos diálogos são em chinês e que é notável o trabalho excepcional de Margarida Vila-Nova para que as falas sejam entregues com a maior credibilidade possível.

 

Em suma, Hotel Império é um tesouro audiovisual que nos leva numa viagem sensível pela vida destes habitantes de Macau.

  • Hotel Império estreou a 9 de maio nos cinemas.

7/10

Tiago Ferreira

Galeria de Imagens

Tiago Ferreira

Estudante de Cinema e Teatro, Crítico de Cinema, Fotógrafo novato e Cosplayer.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *