BD: Exposição “Quarto Interior” de Francisco Sousa Lobo

Booklet_FSL_BDtecaAmadora_Preview-1A exposição “Quarto Interior” de Francisco Sousa Lobo, inaugura hoje e pode ser visitada até dia 26 de Setembro, na Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.[fbshare]

Integrada no ciclo programático “Os Cinco Sentidos da Banda Desenhada” da Bedeteca, cujas áreas de intervenção são: Ver, Fazer, Ler, Discutir, Pensar, e com curadoria de Pedro Moura, esta é a primeira exposição da área Ver. Ao mesmo tempo, é lançado um caderno para cada exposição, permitindo uma colecção destes exemplares.

Composta por diversas pranchas de obras de Francisco Sousa Lobo, autor de BD português que vive e trabalha em Londres, esta exposição retrospectiva, “Quarto Interior”, cujo título foi inspirado no título do poema de Fiama Hasse Pais Brandão, é composta por diversas obras do artista, essencialmente dos últimos anos, como “O Desenhador Defunto” (Chili com Carne, 2013), “I Like your Art Much” (Auto-edição, 2015), “O Problema Francisco” (Fundação Calouste Gulbenkian, 2015) ou “A Private View” (“Art Review”, 2014).

Booklet_FSL_BDtecaAmadora_Preview-6  O trabalho do autor explora a autobiografia e a instrospecção mas também a ficção; faz igualmente reflexões profundas sobre a arte da banda desenhada.

Segundo Pedro Moura, “a natureza paradoxal em termos de intensidade emocional da obra de Lobo fá-lo lavrar narrativas de natureza contraditória, que tanto poderíamos denominar como “psicodramas tranquilos” como “apatias trágicas”. “Introspecção” não é a palavra correcta: é um espaço, um quarto interior, que permite várias cartografias.”

Quarto Interior

Booklet_FSL_BDtecaAmadora_Preview-11Na cómoda algumas gavetas
com os caprichosos guinchos da madeir
não só entoavam sons como aspergiam
o ar de antiquíssima alfazema.
Moviam-se devagar para o regaço,

aceitavam escassamente a luz,
gemiam até estancarem
abertas e exalarem
por fim a plena
onda de aroma

(Fiama Hasse Pais Brandão)

Biografia

Booklet_FSL_BDtecaAmadora_Preview-10Francisco Sousa Lobo
[n. 1973] Vive em Londres desde 2005. Faz BD desde 1980. Estudou e exerceu arquitectura durante dez anos. Agora trabalha em artes plásticas e banda desenhada e não consegue distinguir já bem as duas coisas. Expõe em Inglaterra e Portugal. Está a tirar o doutoramento (arte) em Goldsmiths College e colaborou com vários jornais universitários e com o
Público. Também publica nas áreas da crítica artística e estética.

  Colecção Novelas Gráficas 12 - Neve nos Bolsos

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *