Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Autor de Papá em África (Mmmnnnrrrg) em Portugal

Anton KannemeyerAnton Kannemeyer (1967) é conhecido por ser o co-fundador da revista de BD Bitterkomix. Nasceu na Cidade do Cabo (África do Sul), licenciado em Belas Artes na Universidade de Stellenbosch University, tendo durante muitos anos sido professor de Arte e Ilustração até se dedicar ao seu próprio trabalho, que inclui BD e Artes Plásticas. A sua bibliografia inclui 16 números de Bitterkomix, várias compilações como The Big Bad Bitterkomix Handbook (sempre com Conrad Botes), e três livros a solo books: Pappa in Afrika, Alphabet of Democracy (ambos de 2010) e The Erotic Drawings of Anton Kannemeyer (2014). [fbshare]

O seu trabalho tem sido exposto não só na África do Sul mas também internacionalmente, publicado em várias publicações (como a mítica Comix 2000) e catálogos, e colocado em colecções como o Museu de Arte de Nova Iorque e São Francisco. A sua segunda exposição individual foi na galeria Jack Shainman Gallery (Nova Iorque, Outubro 2011). Algumas colectivas recentes foram Impressions from South Africa no MoMA (2011), Things Beyond our Control (2012, Miami), Taboo no Museu de Arte Contemporânea de Sydney (2012), Sharp, Sharp Joburg na Gaite Lyrique (2013, Paris) e Public Intimacy: Art and Social Life in South Africa, Yerba Buena Center for the Arts e MoMA (2014, S. Francisco).

  • Uma selecção de pinturas e BDs foram editadas em português, alemão e finlandês no livro Papá em África, em Setembro de 2014, pela MMMNNNRRRG com bastante sucesso de público e crítica.

O autor prepara-se para visitar Lisboa, no dia 15 de Maio terá lugar uma mesa-redonda na Fundação Calouste Gulbenkian, na qual Pedro Moura actuará como moderador. Trata-se de uma sessão dedicada à banda desenhada no encontro “outras Literaturas”, integrado no programa Próximo Futuro deste ano, na Gulbenkian. Este encontro terá a presença dos autores Posy Simmonds (Reino Unido), Anton Kannemeyer / “Joe Dog” (África do Sul), e Marcelo D’Salete (Brasil). (Mais sobre D’Salete neste artigo)

O encontro dedicado à banda desenhada, integrado na edição de 2015 do Próximo Futuro, convida três artistas bem diferentes entre si. Distintos no que diz respeito à geração, nacionalidade, estilo, tradição e materialidade do seu trabalho, esta será uma pequena constelação que espelha a natureza múltipla e mutante da banda desenhada, um campo artístico cujo crescimento tem sido exponencial nas últimas décadas em todos os aspectos. Este encontro procurará compreender não apenas modos de produção mas também que respostas, diálogos e reflexões ela estabelece com o tecido cultural global.

Central Comics Fest 2015 - Convenção de Cultura Pop

Texto e imagens gentilmente enviadas pela Mmmnnnrrrg

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

2 thoughts on “Autor de Papá em África (Mmmnnnrrrg) em Portugal

  1. Boa tarde, vocês sabem como posso comprar Papá em África? Eu moro no Brasil e aqui não achei para comprar. Estou precisando para uma pesquisa universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights