Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Glitchwalkers, de Astroneer o DLC que parece um jogo

Glitchwalkers é o primeiro DLC de sempre para Astroneer, que chegou no final de 2024 e veio alegrar ainda mais a época festiva cá de casa.

Foi preciso esperar cinco anos desde o lançamento de Astroneer e alcançar a notável marca de 11 milhões de jogadores(1), a System Era resolveu ampliar o universo do jogo com um DLC inovador: Glitchwalkers.

Se ainda não ouviste falar de Astroneer convém dizer que este o jogo com mais horas Steam cá em casa! Já ultrapassámos as 480 horas de jogo! Será que somos fãs? 🙂

Steam
O jogo está instalado noutro PC e não neste em que fiz a captura ed ecrã.

Jogo: Astroneer: Glitchwalkers DLC 
Disponível para: PC, Xbox Series S|X, Xbox One, PlayStation 4/5
Versão testada: PC
Editora: System Era Softworks

Afinal o que é Astroneer?

Astroneer é um jogo de sobrevivência e exploração espacial em mundo aberto, desenvolvido pela System Era Softworks. Lançado oficialmente em 2019, o jogo coloca os jogadores no papel de um astronauta que explora sistemas solares fictícios, onde é necessário recolher recursos, construir bases, criar veículos e personalizar ferramentas para sobreviver e expandir.

Glitchwalkers DLC Astroneer

Ele cativou milhões de jogadores através do seu visual estilizado e vibrante, e pela liberdade que oferece, permitindo que possamos moldar o terreno ao nosso redor graças a uma mecânica única de modelação de terreno. Além disso, é possível jogar sozinho ou em modo cooperativo com amigos, tornando a experiência ainda mais dinâmica e divertida.

O objetivo principal é sobreviver, explorar planetas e progredir, utilizando criatividade e estratégia para superar os desafios do ambiente espacial apesar de também ter um objetivo final: investigar e ativar estruturas alienígenas chamadas “Portais”, que estão espalhadas pelos planetas. Ao ativar todos os portais de um planeta e, eventualmente, de todos os planetas do sistema, os jogadores descobrem o segredo do universo de Astroneer e completam a narrativa principal do jogo.

Glitchwalkers DLC Astroneer

E então Glitchwalkers?

Esta expansão introduz um novo planeta, chamado Aeoluz, o maior já criado até agora, recheado de biomas únicos, tecnologias inovadoras, e até um vilão inédito.

Mas a questão aqui que se prende é, como é que surge um planeta novo num sistema solar já totalmente explorado? Pois bem, a ação um novo sistema solar “glitchado” (daí o nome do DLC) que Bl!tZ criou para si mesma dentro do ATP. Aqui, teremos de explorar este perigoso espaço digital para neutralizar os ataques cibernéticos de Bl!tZ e restaurar o ATP ao seu estado normal.

Glitchwalkers DLC Astroneer

É bom?

O planeta Aeoluz traz uma experiência completamente nova, com biomas de superfície e cavernas prontos para explorar. Além disso as tempestades também regressaram do jogo base mas como características diferente. Tudo isto parece quem vem com problemas, como “glitches”, mas faz tudo parte do jogo. Na verdade todas as novidades são vibrantes, perigosos e visualmente impressionantes e com biomas muito diferentes e lindíssimos.

Além disso, o novo sistema tecnológico oferece novos módulos e ferramentas que permitem aos jogadores desbloquear inovações, incluindo algumas tecnologias clássicas e outras completamente novas.

O DLC é extremamente desafiante pois o terreno é muito acidentado, há enormes desfiladeiros e montanhas, e planícies que parecem não mais acabar. O planeta é por isso muito maior do que os do jogo base e perigoso. Os recursos são muitos, mas estão todos em Aeoluz, não terás de sair de lá para ir a outros planetas recolher uns aqui, outros ali.

Glitchwalkers DLC Astroneer

Conclusão:

O DLC tem o valor de 9,99€ e vale bem o preço. Para terminares a missão deves demorar mais do que 20 horas, e que jogo tem mais de 20 horas de duração por apenas 10 paus?

Se procuras desafios, aventura e uma narrativa envolvente, Glitchwalkers eleva Astroneer a outro nível!

Classificação: 75%

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights