Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Amor de Perdição – Clássicos da Literatura em BD Vol. 14

Para fechar a coleção Clássicos da Literatura em BD, a 2 de novembro, a Levoir e a RTP escolheram a obra máxima de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, que se junta a Os  Maias de Eça de Queirós.

A coleção é composta por 14 volumes, dois dos títulos são de autores portugueses. O argumento tem adaptação de João Miguel Lameiras, que  considera ter sido um belo desafio. As ilustrações são da autoria do também português Miguel Jorge.

O dossier tem a participação do Professor João Paulo Braga, nele encontra informação sobre o escritor, o romance e o contexto histórico em que foi escrito e para as imagens contámos com a colaboração da Casa de Camilo.

Camilo Castelo Branco foi um dos maiores escritores portugueses do século XIX e o primeiro escritor profissional em Portugal. Os seus romances passionais fazem do escritor o representante típico do Romantismo em Portugal.  A sua vida atribulada foi tema de inspiração para os seus romances. A sua produção literária é extensa, contando com mais de uma centena de obras. Escreveu poesia, teatro, historiografia, contos, romances e novelas históricas, de aventuras e passionais.

Amor de Perdição, é uma novela composta em 1861, durante o tempo em que o autor esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto.

Baseada num episódio real da vida de um tio seu, Simão Botelho, que lhe teria sido contado por uma tia, e cujo registo o autor teria encontrado nos livros de assentamentos da cadeia. No entanto, a manipulação e a ficção, por parte de Camilo, são de tal forma livres, que o converteu na novela sentimental mais famosa do Romantismo português.

É uma narrativa passional e trágica, onde o amor, o ódio e a vingança, nos seus múltiplos cambiantes surgem extremados.

Simão e Teresa, são  filhos de duas famílias inimigas de Viseu, os Botelhos e os Albuquerques, que se  apaixonam. A conselho de Baltasar Coutinho, primo e prometido da jovem,  despeitado pelo ciúme, Tadeu de Albuquerque decide encerrar a filha no convento de Monchique, no Porto. Simão espera-os à saída de Viseu, trava-se de razões com Baltasar e mata-o a tiro, entregando-se logo à justiça. Preso na cadeia da Relação do Porto, é condenado ao degredo.
Miguel de Unamuno, filósofo e escritor espanhol, diz sobre Amor de Perdição: “a novela de paixão amorosa mais intensa e profunda que alguma vez se escreveu na península ibérica.”

Características Vol. 13
Adaptação e Argumento – João Miguel Lameiras
Desenho – Miguel Jorge
Preço – 10,90€
Nº páginas – 64
Cor
Capa dura
Formato – 210 x 285 mm
PVP: 10,90€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.