A Seita e Arte de Autor juntam-se em projecto!

Shangai Dream CapaA Arte de Autor e A Seita, duas das mais relevantes editoras de banda desenhada do mercado português  apresentaram o seu primeiro projecto conjunto, dedicado à obra de um autor português que misteriosamente permanecia desconhecido em Portugal, o artista Jorge Miguel.

A Arte de Autor é uma editora que se lançou em 2015, com um projecto vocacionado inicialmente para a edição de alguns grandes clássicos, quer de autores quer de personagens, da banda desenhada europeia, mas que rapidamente expandiu o seu catálogo para géneros e autores bem diversos.

Projecto encabeçado por Vanda Rodrigues, conta já no seu catálogo com autores como Manara, Hugo Pratt, Bilal, Boucq, Jodorowsky ou Zidrou, e títulos e personagens icónicos como Corto Maltese, Bouncer ou as adaptações a BD de Agatha
Christie, entre muitos outros, e tem vindo a tornar-se numa das editoras mais regulares e inovadoras de Portugal.

Quanto à A Seita, ela é a convergência de vários projectos de banda desenhada que estavam integrados noutras editoras, ou que eram independentes. Reunindo uma série de selos, como por exemplo, a Comic Heart ou a colecção Aleph, previamente editados sob a chancela da G. Floy Portugal, e outros como a Bicho Carpinteiro, e um conjunto de parceiros fãs de BD envolvidos no mercado e na edição há já décadas em muitos casos, A Seita tem colocado a sua ênfase em títulos europeus, nomeadamente franco-belgas e italianos, e em autores portugueses, e afirmou-se em pouco tempo como uma das principais editoras nacionais.

As duas editoras decidiram unir as suas forças na edição da obra de um dos mais significativos e importantes artistas de banda desenhada nacionais que os fãs portugueses NÃO conhecem, Jorge Miguel, cuja carreira foi principalmente construída no mercado franco-belga, e em particular na mítica Les Humanoïdes Associés, e através dela, no mercado americano via a Humanoids, a actual casa-mãe da editora. E o primeiro álbum assim editado é Shanghai Dream – Edição Integral, com argumento de Philippe Thirault, uma interessante história que nos leva de volta à Segunda Guerra Mundial e à perseguição Nazi aos judeus, e a um episódio pouco conhecido, o da comunidade de refugiados judeus que se instalou em Xangai nesses anos.

  Holy #1, de Rafael Marques e Katiurna

Jorge Miguel

Nascido na Amadora em 1963, Jorge Miguel iniciou a sua carreira artística como ilustrador, trabalhando tanto no campo editorial, ilustrando livros escolares e desenhando para publicidade, como na pintura à vista, género que lhe permitiu desenvolver a sua excelente técnica de aguarela. Na BD a sua estreia deu-se em 2008 com Camões: De vós não Conhecido nem Sonhado? uma dinâmica e muito conseguida biografia de Camões, a que se seguiu O Fado Ilustrado, um retrato da Lisboa dos finais do século XIX centrado no quadro O Fado de José Malhoa (2011), ambos publicados pela editora Plátano, que já tinha publicado diversos livros escolares ilustrados por Jorge Miguel.
Desde 2012 que trabalha exclusivamente para o mercado francês, tendo oito títulos publicados na Humanoïdes Associés. Livros que abordam temáticas tão diversas como o terror, em Z Comme Zombies, o thriller em Seul Survivant e Arène des Balkans, a ficção cientifica em Les Decastés d’Orion e o drama histórico neste Shangai Dream, onde volta a trabalhar com Philippe Thirault, o argumentista de Arène des Balkans. Uma vasta e eclética produção, de grande qualidade gráfica, a que, até agora, os leitoresportugueses não tinham acesso. Uma lacuna que a associação entre A Seita e a Arte de Autor vem procurar preencher com esta edição de Shangai Dream, a primeira coedição entre as duas editoras, que se juntarampara dar aos leitores portugueses a oportunidade de descobrir a obra de um artista português bem mais conhecido em França e nos EUA do que em Portugal.

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *