Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“A Minha Casinha”, que venceu em Austin, estreia agora em Portugal

“A Minha Casinha” é o novo filme de António Sequeira. A longa-metragem ganhou um prémio no Austin Film Festival, e estreia finalmente em Portugal a 14 de Dezembro.

Na 30ª edição do Austin Film Festival, a 28 de Outubro, nos Estados Unidos, estreou um filme português: “A Minha Casinha” com o título internacional “Autumn” – do argumentista e realizador António Sequeira.

Austin Film Festival

Este filme foi o vencedor do prémio da audiência, depois de ter sido selecionado para a secção competitiva oficial do festival, reconhecido por qualificar para os Óscares e ditar tendências no cinema mundial.  O filme já fez história como sendo o primeiro filme português a ser distinguido no festival com tal prémio.

“Um dos Melhores Filmes do Ano!”
Chicago Film Shelf

“Deixará uma Marca Permanente no Mundo do Cinema.” The Knocturnal
 
“Está Detinado a Fazer o Público Rir, Chorar e Embarcar na Sua Própria Viagem de Regresso a Casa.”
Andy Volk, Programador Sénior Austin Film Festival


A Minha Casinha

O Elenco

Inspirado no tema da saudade, “A Minha Casinha” conta com um elenco no qual se destacam nomes como Beatriz Frazão, Salvador Gil, Elsa Valentim, Miguel Frazão, Sara Barradas e Ricardo de Sá, capturando as transições da vida através da lente de uma pequena cidade portuguesa do interior.

 

A Minha Casinha
Póster nacional de “A Minha Casinha”.

A Minha Casinha‘ oferece-nos assim um vislumbre autêntico de como a cultura portuguesa lida com o sentimento universal da saudade, uma palavra tão nossa. À medida que as personagens traçam os seus próprios caminhos, o filme leva-nos numa viagem emocional que transcende idiomas de uma maneira com que qualquer pessoa que já tenha sentido saudades de casa, se poderá relacionar.



A Minha Casinha
 
A Rodagem

Integralmente filmado em Baião com o apoio do município e envolvendo a comunidade local, o filme foi seleccionado para a fase final do Laboratório de Desenvolvimento de Sundance (EUA), escolhido para fazer parte do Torino Film Lab (Itália). Foi ainda seleccionado como work-in-progress para o First Cut Lab e, mais tarde, para a secção “Goes to Cannes”, registando o interesse de agentes de vendas e distribuidores pela sua universalidade temática.

 A Minha Casinha Para o realizador António Sequeira “apenas ter o filme no Festival de Cinema de Austin já foi um sonho tornado realidade, não só por ser um festival de qualificação aos Óscares, mas também por já ter impulsionado filmes de realizadores como Richard Linklater, Greta Gerwig e Darren Aronofsky. Poder partilhar o mesmo ecrã com filmes como os destes gigantes do cinema é um privilégio. Por isso, ganhar um prémio ainda por cima, foi mesmo algo de outro mundo.”, destaca.

A Minha Casinha

Retrata as dificuldades de uma família do interior a enfrentar mudanças e a encarar verdades desconfortáveis quando o filho sai de casa para estudar em Londres. Durante um ano e focando essencialmente as férias sazonais quando ele regressa à sua casinha (Inverno, Primavera, Verão e Outono), nós observamos momentos da crise de meia-idade do pai, da puberdade da filha, da emancipação do filho e da maneira como a mãe lida com o “ninho vazio”.

O filme é uma exploração de dinâmicas familiares portuguesas quando confrontadas com a nova emigração do século XXI, e com a dificuldade de crescerem e envelhecerem. Uma comédia dramática sobre uma família portuguesa do interior cuja vida é virada do avesso quando o filme mais velho decide emigrar para estudar em Londres.


A Minha Casinha a 14 de Dezembro nos Cinemas.

A Minha Casinha
Formato: Longa-Metragem de Ficção | Ano: 2023
Países de Produção: Portugal, Reino Unido | Língua: português, inglês
Empresas de Produção: Movie Monkeys em coprodução com Caracol Studios e Kurious Studios | Distribuição em Portugal: Pris Audiovisuais
Com o Apoio de: Município de Baião
Título Inglês: “Autumn” | Título Português: “A Minha Casinha”
Desenvolvido com o Apoio de: Torino Film Lab, Instituto de Cinema Britânico, First Cut Lab

Realizador: António Sequeira
Elenco: com Beatriz Frazão (Morangos com Açúcar, Conta-me como Foi), Elsa Valentim (A Série, Praxx), Miguel Frazão (Pôr do Sol; Salgueiro Maia – O Implicado) e Salvador Gil (Um Filme em Forma de Assim). Participações especiais de Sara Barradas e Ricardo de Sá.
Género: Drama Familiar/Coming-of-Age/Comédia Dramática
Lançamento Cinemas: 14 de dezembro
Duração: 114 minutos

One thought on ““A Minha Casinha”, que venceu em Austin, estreia agora em Portugal

  1. Este é um filme que todas as famílias e os jovens deviam ver. Os jovens para perceberem alguns sentimentos e reações dos pais. Os pais para perceberem as dificuldades dos filhos. A História, as imagens, a representação e as musicas vão “prendê-lo” durante as duas horas do filme.
    Acresce que se trata de um filme português com uma história universal…. Parabéns a toda a equipa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights