Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – Unrailed!

Quatro jogadores, uma linha ferroviária para construir e um comboio em andamento: esta composição minimalista e aparentemente simplista é o suficiente para desenvolver um dos party games mais divertidos dos últimos tempos.

Unrailed!

Unrailed! é a prova em como as ideias mais simples, quando bem executadas, proporcionam resultados divertidos e acessíveis. A simplicidade é a peça-chave de um jogo fácil de assimilar, mas difícil de dominar, sendo necessária alguma experiência a trabalhar com uma equipa coordenada. Afinal de contas, há muito para fazer e muito pouco tempo até que o comboio chegue à estação.

Devido à sua natureza, este é um jogo propício a ser partilhado com amigos, mas também se pode jogar a solo, recorrendo à inteligência artificial para dar ordens e atribuir tarefas aos nossos colegas de equipa. O objetivo é simples: os jogadores devem garantir que o comboio chega ao destino, tendo de fabricar e colocar trilhos antes que o comboio descarrile, evitando assim um desfecho trágico. Para tal, terão de cortar árvores e extrair pedra para conseguir ferro, construir carris e colocá-los nos locais mais indicados.

Unrailed!

Um aspeto importante que importa referir é a criação de mundos aleatórios, pelo que teremos sempre cenários diferentes e não haverá duas partidas iguais. O design dos níveis é algo complexo, ou seja, não será fácil seguir em frente, a não ser que planifiquemos bem a partida: é relativamente fácil ficar bloqueado no cenário e não chegar a tempo de cumprir todas as tarefas necessárias. Em níveis mais avançados, a dificuldade aumenta, mas teremos alguns extras, como novos vagões para o comboio que tornam mais fácil fabricar trilhos.

Entre as várias opções multijogador, temos também o modo Versus, que permite aos jogadores que compitam entre si para ver quem constrói mais rápido. O modo menos atrativo será mesmo o modo a solo, ainda que a AI do jogo funcione bem. Contudo, jogar com amigos é sinónimo de diversão a dobrar.

Em suma, Unrailed! oferece resultados satisfatórios nos modos competitivo e cooperativo, ainda que a experiência para um jogador possa ser algo frustrante devido à dificuldade inerente. O jogo baseia-se numa ideia tão simples que parece mentira, construir o trilho de um comboio em marcha para levá-lo até à estação, mas que se revela uma experiência divertida e vertiginosa, ainda mais com um grupo de amigos.

Nota Final: 8/10 (Versão testada Nintendo Switch)

Disponível na Steam para Windows, macOS e Linux, PS4 e Nintendo Switch. Disponível em breve para Xbox One!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights