Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Zona Gráfica 2

A Zona Gráfica 2 surge um ano após o lançamento da sua antecessora: a Zona Gráfica que foi lançada em dois volumes, um a cores e outro a preto e branco, no ano passado.

Este novo número será apresentado no Festival de BD de Beja, evento que está ligado ao “pontapé de saída” do projecto Zona em 2009, com a chegada da Zona Zero. São, desta vez, 68 páginas a preto e branco sem um tema específico mas com várias técnicas e abordagens gráficas. A capa é de Pedro Carvalho, assim como a entrevista desta edição, e além de autores já habituais conta ainda com outros que fazem a sua estreia, muitos deles brasileiros.


Zona Gráfica 2, 27 x 19 cm;

capa a cores, com badanas;
68 pág. impressas P&B;
Maio 2011; PVP: 9€.
Pub: Compre aqui esta revista

O projecto Zona foi fundado em 2009 e tem como objectivo principal o desenvolvimento e divulgação de banda desenhada e ilustração em Portugal. O projecto encontra-se no entanto aberto a participações de outras expressões artísticas, tais como fotografia ou prosa, por exemplo. Este projecto tem contado com um amplo leque de colaborações de autores Portugueses e também com participações internacionais oriundas do Brasil, Argentina,
Estados Unidos e Espanha. Um dos objectivos principais é dar a conhecer novos autores, disponibilizando uma plataforma que permita dar maior visibilidade ao seu trabalho.
A Zona é actualmente editada por André Oliveira, Fil e Miguel Peres, através da Associação Tentáculo, uma associação cultural com o objectivo de apoiar este e outros projectos, oficializando assim um caso de sucesso de colaboração entre autores.