Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os vencedores do MOTELX 2021

Foram anunciados ontem na Sessão de Encerramento da 15ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa os vencedores premiados nas diversas categorias.

O primeiro vencedor da noite, nomeado para Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia 2021 / Méliès d’argent foi The Feast, de Lee Haven Jones.

Uma família reúne-se na sua luxuosa e contemporânea casa feita de vidro e aço nas montanhas galesas. A matriarca está a oferecer um jantar com o seu marido político em nome de um empresário que espera comprar terras na área para mineração. Os dois filhos adultos da família são relutantes convidados do jantar. Os valores e crenças da família são desafiados pela chegada de Cadi, uma jovem que eles contrataram para servir como criada durante a noite. A sua presença cresce em força e o comportamento da família torna-se cada vez mais extremo. Apesar de estar enraizado em folclore gaélico, os temas de “The Feast” são universais e contemporâneos – família e história, ganância e responsabilidade, identidade e diferença – e versam a urgência ambiental de uma forma que só um filme de terror pode ambicionar. Estreia mundial no SXSW 2021.

O filme português nomeado nesta competição, Um Fio de Baba Escarlate, de Carlos Conceição, levou o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia 2021 / Méliès d’argentMenção Especial.

A pacata vida de um serial killer em Lisboa é abalada quando um estranho incidente o transforma numa estrela das redes sociais. Candide, um sedutor e imperturbável serial killer, cruza-se uma noite com uma jovem que acabara de saltar de um edifício, que lhe pede um último beijo. O momento é capturado por uma câmara e inunda as redes sociais, alterando drasticamente a vida de Candide. Carlos Conceição, um dos talentos emergentes do cinema português, estreia-se no MOTELX com um slasher com as cores barrocas e o fetichismo visual dos melhores giallo italianos e uma tendência acentuada para a representação profana. A presença de Leonor Silveira convoca uma certa história do cinema português em confronto com uma sociedade pós-moderna. Recebeu o Prémio Revelação para a Melhor Realização Europeia no Festival de Cinema de Sevilha.

O grande vencedor da noite, duplamente, foi O Nosso Reino de Luís Costa, que levou para casa o Prémio MOTELX Melhor Curta de Terror Portuguesa 2021 e o Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia 2021.

Numa vila onde o tempo e o espaço estão a esgotar-se, uma criança habita no vórtice da morte.

Entretanto, The Thing That Ate The Birds, de Sophie Mair e Dan Gitsham levaram o Méliès d’argent Melhor Curta Europeia 2021 – Menção Especial

Numa Inglaterra rural, um guarda de caça fica obcecado em apanhar a criatura que tem vindo a matar os pássaros selvagens da sua propriedade, para enorme frustração da sua mulher. Mas onde existe um monstro, normalmente existe outro…

Finalmente, o Prémio do Público MOTELX 2021 foi para o francês Bloody Oranges, de Jean-Christophe Meurisse.

França, hoje. Simultaneamente, um casal de reformados assoberbados em dívidas tenta ganhar um concurso de dança, já que o ministro da Economia é suspeito de evasão fiscal, e uma adolescente encontra um maníaco sexual, enquanto um jovem advogado tenta subir na hierarquia social. Quando o sapato cair, o vencedor não será necessariamente aquele que esperávamos. Segunda longa-metragem do actor/encenador Jean-Christophe Meurisse, desta vez em formato mosaico para estender o seu pendor satírico a vários sectores da sociedade francesa contemporânea, em que a excelência dos actores é deixada ‘à solta’ pelo realizador, que juntos nos fazem embarcar numa viagem sem coordenadas pré-estabelecidas pelo género, com influências claras dos westerns de Sam Peckinpah e do clássico “Deliverance” de John Boorman.

O Central Comics dá os parabéns a todos os vencedores!

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa de 6 a 12 de Setembro de 2022. Em breve, serão anunciados os filmes que farão parte da extensão nos Cinemas NOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *