Uma fusão inesperada: o desporto como inspiração para o entretenimento
Atualmente, o desporto já não está limitado aos estádios e pavilhões. A sua magnitude vai muito mais além das transmissões ao vivo e das páginas dos jornais, mostrando a sua relevância no mundo do entretenimento.
O desporto ocupa agora um lugar de destaque em diferentes segmentos do entretenimento, influenciando o cinema, séries de TV, bandas desenhadas e videojogos.
É, por outras palavras, fenómeno que criou um vasto universo multifacetado, onde atletas, competições e as emoções do desporto são presenças assíduas em qualquer setor de entretenimento.
Esta presença, por sua vez, tem ganho cada vez mais força e, consequentemente, fez com que aparecessem novos produtos culturais.
Seja por meio de adaptações cinematográficas baseadas em histórias reais, de séries que oferecem visões íntimas dos bastidores desportivos, ou de videojogos que permitem aos jogadores assumirem o controlo da ação, o desporto ocupa agora um espaço privilegiado no entretenimento diário.
A seguir, conheceremos três exemplos de diferentes segmentos do entretenimento que encontraram em modalidades desportivas uma fonte de inspiração para encantar os espetadores.
A realização dos sonhos
Nos Estados Unidos, existem três modalidades principais, e o futebol americano é uma delas. Ao longo dos anos, a modalidade ganhou diversas representações no cinema, fator que ajudou a ampliar a popularidade global da modalidade.
Um exemplo emblemático desta interação entre desporto e cinema é o filme Um Sonho Possível (2009), inspirado na vida de Michael Oher, um jogador da NFL (National Football League).
A produção acompanha a história do jovem que, após um passado difícil, encontra uma nova oportunidade de refazer a sua vida, fazendo carreira no futebol americano. No filme, não se trata apenas de touchdowns e vitórias, mas de como o desporto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e social.
Além dos grandes ecrãs, a modalidade está presente nos videojogos com Madden NFL, uma franquia icónica de videojogos de futebol americano.
A história começou em 1988, com o primeiro título da série, desde então foram 40 edições diferentes apresentadas aos adeptos, sendo um sucesso constante de crítica.
Estratégia e emoção
O universo das bandas desenhadas, especialmente as japoneses, tem mostrado interesse pelo desporto, com o lançamento de diversos títulos. Um deles é o mangá Poker King, criado por Makoto Tateno, que explora todas as emoções da modalidade que origina o seu nome.
A banda desenhada serve como um veículo para mostrar as complexidades mentais e emocionais da modalidade, dando-lhe uma dimensão de desporto estratégico que vai além das simples cartas na mesa.
Poker King conta a história de um jovem prodígio do poker, e mostra como a emoção e o suspense se misturam com o drama pessoal dos personagens.
Por outro lado, no gaming, o poker encontrou, igualmente, espaço para se cimentar como uma das principais atividades de entretenimento online.
Com a proliferação de plataformas especializadas, a modalidade ganhou estabilidade e pontos digitais que atraem os entusiastas do jogo. Existem diversos modos de jogo distintos, porém, o grande sucesso está com o Texas Holdem, que terminou sendo a vertente mais popular do poker em todo o mundo.
Dentro e fora courts
Uma das maiores revoluções da indústria do entretenimento foram as plataformas de streaming, que mudaram a lógica de produção e consumo de conteúdos (e com estrondo).
Na Netflix foi onde o desporto ganhou diversas séries desportivas de sucesso, sendo Break Point uma das principais.
A série mergulha no mundo do ténis profissional e consegue captar a essência do desporto, oferecendo uma perspetiva humana sobre os atletas, os seus sacrifícios e as suas motivações.
A cada episódio, acompanhamos de perto alguns dos principais nomes do ténis, descobrindo não só o que acontece em campo, mas também o que ocorre nos bastidores. Desde as tensões psicológicas até aos desafios físicos que os jogadores enfrentam.
O ténis também ganhou destaque num segmento de gaming que está em voga, o mobile game.
O título Tennis Clash destaca-se pelos gráficos, jogabilidade fluida e partidas rápidas. No jogo, os jogadores competem em tempo real contra adversários de todo o mundo, subindo nos rankings à medida que melhoram as suas habilidades e personalizam os seus jogadores com novos equipamentos e técnicas.
Com efeito. É impossível negar o efeito do desporto no universo do entretenimento. Desde o cinema às séries, passando pelas bandas desenhadas e pelos videojogos, é um fenómeno que não mostra sinais de abrandar.
Cada vez mais, será certamente uma parte fundamental do nosso consumo de entretenimento, numa constante criação que navega entre a realidade e a ficção.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.