Streaming: as saídas de março
Parece que março vai ser um mês de despedidas difíceis para os fãs de várias produções! A saída destes títulos das plataformas de streaming faz parte da rotatividade natural dos catálogos, que acaba por gerar uma sensação de urgência para quem ainda não viu ou quer rever.
A perda de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, por exemplo, é especialmente sentida entre os fãs de anime, já que esta adaptação fiel do mangá de Hiromu Arakawa é considerada uma das melhores e mais fiéis às obras originais.
Dois irmãos perdem a sua mãe devido a uma doença incurável. Com o poder da alquimia, usam um conhecimento proibido para a ressuscitar. O processo falha e como consequência dos seus actos, Edward Elric sacrifica o seu braço direito para afixar a alma do irmão a uma armadura. Com a ajuda de amigos da família, Edward recebe próteses metálicas para substituir os membros que perdeu. Com isso, Edward compromete-se a procurar a Pedra Filosofal para recuperar os seus corpos originais mesmo que isso signifique tornar-se num Alquimista Nacional. Fullmetal Alchemist: Brotherhood sai do catálogo Prime Video a 6 de março, ficando ainda disponível para os assinantes da Netflix.
A série Campeões deixa a Netflix a 8 de março. Comédia leve e divertida, acompanha Vince, que leva uma vida tranquila e sem muitas ambições até descobrir que tem um filho adolescente que precisa de si. A série é conhecida pelo humor descontraído e pelas dinâmicas familiares inusitadas. Apesar de não ter tido muitas temporadas, conquistou um público fiel que vai sentir falta. A série continuará disponível na Prime Video.
Para quem gosta de mistério e investigação, The Prague Mysteries prepara-se para sair do catálogo Prime Video. O charme europeu em histórias cheias de enigmas e reviravoltas onde o inspetor Budik investiga os assassinatos mais cruéis na cidade de Praga dos anos ’20 do século passado. A saída no final de março é mais uma perda para quem adora assistir a séries policiais num ambiente bem distinto.
Nos filmes, clássicos como Legalmente Loira 2 ainda têm um espaço especial no coração dos fãs de comédias leves e inspiradoras. A continuação da icónica comédia protagonizada por Reese Witherspoon acompanha Elle Woods numa nova fase: agora advogada formada, ela leva a sua energia contagiante e estilo único para o mundo da política em Washington, D.C. Enquanto luta pelos direitos dos animais, Elle mostra que inteligência, determinação e um toque de cor-de-rosa podem mudar o mundo. O filme é uma comédia leve, divertida e inspiradora, e é sempre bom revisitá-lo para aquele momento de descontração.
Tem apenas até 31 de março para (re)ver na Prime Video.

E títulos de ação e terror, como Hitman: Agente 47 , The International: A Organização e Halloween, também têm seguidores fiéis que vão sentir falta dessas opções nos streamings.
Baseado na popular saga de jogos de vídeo, Hitman: Agente 47 acompanha o assassino geneticamente modificado conhecido como Agente 47 numa missão repleta de acção, conspirações e perseguições de tirar o fôlego. Apesar de ter recebido as mais diversas críticas, o filme tem cenas de acção bem coreografadas e recupera o estilo visual inspirado nos jogos, o que atrai especialmente quem os espectadores de filmes de espionagem e acção.
Sai do catálogo Netflix a 23 de março.
Em 2018, Halloween marcou o regresso da franquia clássica do terror, recuperando Jamie Lee Curtis como Laurie Strode. A história serve como uma continuação directa ao filme original de 1978, ignorando os muitos títulos derivados e continuações feitas ao longo dos anos. Com uma abordagem mais sombria e intensa, Halloween foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelos fãs, especialmente pela interpretação poderosa de Jamie Lee Curtis e pela tensão constante. Para quem gosta de terror “slasher”, este é um título imperdível. Mas, só até 31 de março na Netflix. Halloween permanecerá disponível na Prime Video.
O thriller de acção The International: A Organização, protagonizado por Clive Owen e Naomi Watts, é um filme cheio de conspirações globais e intriga.
A história gira em torno de um agente da Interpol (Owen) e uma promotora de justiça (Watts) que investigam um poderoso banco envolvido em atividades criminosas internacionais, como tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
Com um constante clima de tensão e cenas de ação bem executadas — como o tiroteio no Museu Guggenheim — e uma história que crítica o poder e A corrupção em instituições financeiras globais, a saída do catálogo da Netflix é uma perda significativa para quem gosta de filmes de suspense com uma pegada política e cenas electrizantes.
A saída de Os Smurfs 2 do catálogo da Netflix também marca a despedida de um título que conquistou as famílias.
A continuação da adaptação em imagem real das famosas personagens azuis, Gargamel cria os “Danadinhos”, criaturas parecidas com os Smurfs, para tentar capturar a essência mágica deles.
O filme mistura animação e actores reais, com Neil Patrick Harris e Hank Azaria no elenco. É uma daquelas produções perfeitas para crianças — mas também para adultos que cresceram com as personagens — e a sua saída da Netflix no final de março tira uma boa opção de entretenimento para a família.
Este movimento de remoção geralmente deve-se a licenciamentos de direitos para difusão pública, ou seja, os contratos de exibição encerram-se, e nem sempre são renovados. Mas também permite a entrada de novas produções, então existe aquela mistura de nostalgia e expectativa.
Informação JustWatch.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.