Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Seitan Seitan Scum

seitanFinalmente está cá fora o número #22 do zine Mesinha de Cabeceira com trabalhos de projectos frustrados pela inércia alheia e uma série de novos trabalhos vindos do outro lado do Atlântico sobre o tema das “Seitas”.

Chegou numa altura que Portugal recebe o decadente representante da Seita Seminal – a que criou as estruturas repressoras mais complexas da História da Humanidade. O Papa Rammstein fez de Portugal o seu penico católico e os portugueses nem piaram. Fecharam a Baixa Lisboeta para ele poder mijar disparates e o Estado português subserviente e salazarista deixou os seus Ministérios serem fechados, bem como escolas, universidades, bibliotecas e tudo o que é “seu” e ainda mandou rebocar carros para que o Papa Mais Feio de Sempre (“por cada pecado cometido, uma ruga te marcará a cara”, como está escrito na Bíblia Sagrada!) possa sujar as nossas ruas com a sua legião de beatas pestilentas.
A única hipótese de salvar o país seria se o Representante Máximo do Porco Nazareno trouxesse a Peste Negra que lhe deve estar naqueles genes de Rato Negro e dizimasse todos os tontos que lhe cortejam. Mas o Universo é injusto e cruel e isso não acontecerá…

Depois de mil atribulações, em que os editores do projecto já achavam que haveria uma Cabala contra o livro conseguimos reunir ilustrações (muitas) e bd’s (poucas) dos portugueses Bruno Borges, Pepedelrey, Filipe Abranches, Pedro Zamith (capa), Mulher-Bala,JCoelho, André Lemos, José Feitor, João Maio Pinto, Daniel Seabra Lopes, João Tércio, Ricardo Cabral, e ainda cartuns de Silas – a representar a ala Protestante, bem como o Panque Roque do Senhor (ele pertence à banda Pontos Negros entre outros projectos FlorCaveira).
Do Brasil surgiram muitas propostas de bd vindas de colectivos mais dinámicos do momento como o pessoal das revistas Prego (Chico Fêlix, Guido Imbroisi e Alex Vieira) e Samba (Gabriel Mesquita, Gabriel Góes e LTG), e do colectivo Pégassus Alado (Biú, Roberta Ramos e Stevz). Do Brasil também temos o Fábio Zimbres – excelente grafista e responsável pela extinta mas muito influente revista Animal – que desenhou uma história de Marte (Loverboy, NM), argumento escrito para outro projecto frustrado.
Por fim, temos ainda o norte-americano satânico-que-baste e polémico Mike Diana que numa bd decide homenagear a banda portuguesa industrialita Bizarra Locomotiva, sabe-se lá porquê. Os originais, aliás, já tinham sido apresentados no evento Furacão Mitra, em Dezembro de 2008 na sua visita papesca, e nunca chegamos a perceber porquê a razão de tal coisa…

seitan seitan scum
Seitan Seitan Scum
Mesinha de Cabeceira #22
60p A4 a cores. edição brochada.
co-edição El Pep e Chili Com Carne
PVP: 13€