O júri do concurso polaco sobre o fado anunciou as escolhas
O Júri do Concurso de Banda Desenhada “O Fado Ecoa nas Bandas Desenhadas” – Grażyna Jadwiszczak, Zuzanna Szpura, Michał Traczyk e Jakub Jankowski – reuniu-se a 16.02.2023 em modo online para selecionar o vencedor entre as nove obras apresentadas.
O Júri procedeu a uma discussão substantiva e formal sobre 9 obras submetidas a Concurso (7 obras polacas, 2 obras portuguesas). Cada uma das obras submetidas cumpriu as condições formais definidas no regulamento do concurso quanto à data de apresentação da candidatura (tendo em conta a data alargada do concurso), ao volume da obra submetida e ao tema a concurso.
Após verificação dos requisitos formais das candidaturas apresentadas, cada membro do Júri elaborou a sua própria classificação dos trabalhos apresentados, atribuindo notas de 1 a 9 (sendo 9 ao melhor trabalho de acordo com o membro do Júri votante). Com base nisso, foi elaborado o ranking final, que indicou o trabalho vencedor. Tendo em conta o elevado nível dos trabalhos apresentados, a elevada pontuação dos trabalhos dos segundos e terceiros classificados, bem como todos os requisitos exigidos, o Júri decidiu atribuir um prémio principal e duas distinções.
A obra vencedora é „Śmierć i fadistka” (“A Morte e O Fadista”) de Michał Romański, que de acordo com o Regulamento do Concurso receberá um prémio pecuniário (150 euros). A obra será publicada em forma de Concurso Fanzine, que será lançado durante o Poznań Comic Art Festival 2023.
O Júri atribuiu duas distinções equivalentes aos trabalhos:
– “Fado Eterno” da dupla Catarin Pisco e Mośnica Alves;
– “Fernando Pessoa na Aurora Boreal e o Reverso do Universo” da dupla José Macedo Bandeira e José Matos-Cruz.
Os autores das duas “distinções” são convidados a publicar seus trabalhos no Contest Fanzin, que será lançado durante o Poznań Comic Art Festival 2023.
Todos os detalhes formais sobre a publicação serão fornecidos aos autores individualmente.
O Júri agradece a participação de todos no Concurso, parabeniza novamente os vencedores e convida a todos a participarem nas próximas edições do Concurso.
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.