Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

NUNO FIGUEIRA – DESENHOS

nuno figueiraEntre os dias 27 de Fevereiro e 27 de Março a Sociedade Filarmónica Capricho Bejense acolhe a exposição “Nuno Figueira – Desenhos”, que conta com a colaboração da Bedeteca de Beja. A exposição inaugura Sábado às 18h30… Estão todos convidados!
Nuno Figueira nasceu em Beja, em 1999. Tem 10 anos e anda na Escola EB 2,3 de Santa Maria. Começou a desenhar por volta dos 3, 4 anos e nunca mais parou… Quando andava no 1º ano do 1º Ciclo (a 1ª classe, para os “mais antigos”), inscreveu-se no Submarino – Atelier de Banda Desenhada de Verão, da Bedeteca de Beja. E ficou tão entusiasmado que acabou por se juntar ao Toupeira, em 2008, transformando-se no autor mais novo do colectivo (bem mais novo!). Todas as 3as feiras aparece na Bedeteca (quer faça chuva ou sol), das 19h00 às 21h00, para frequentar o Toupeira – Atelier de Banda Desenhada. Desenha histórias atrás de histórias e às vezes tem tantas ideias que é difícil acompanhá-lo. Tem muitos cadernos com bandas desenhadas, personagens inventadas, textos, aventuras com fantasmas, com o Drácula, super-heróis, extraterrestres, etc., etc. E é sempre um prazer vê-lo a desenhar, entre duas gargalhadas, já que as suas histórias são quase sempre cómicas.

Mas o Nuno não se dedica apenas à banda desenhada. Gosta de jogar consola, de jogar Yu-gi-ho, de ver televisão, e de brincar com os amigos aos polícias e ladrões (já o futebol, não lhe agrada muito). E gosta de ler banda desenhada, claro, sendo um dos “clientes” mais activos da Bedeteca. Não tem nenhum personagem favorito, porque gosta de muitos. Gosta de muitos livros, mas talvez aquele que lhe tenha ficado mais tempo na memória seja A Mosca, de Lewis Trondheim.

Tem muitos sonhos para o futuro: gostava de ser autor de banda desenhada… ou então cozinheiro! É que o Nuno também gostava um dia de se dedicar à cozinha (por enquanto ainda não mexe nos tachos e nas panelas, mas não diz que não a um belo frango assado, o seu prato favorito).

Apesar de ser muito novo, já publicou várias vezes no fanzine Submarino, da Bedeteca, e participou no III Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, em 2008, na colectiva Toupeira, ao lado de alguns autores famosos no Mundo inteiro!
Horário:
Todos os dias entre as 18:00h e as 00:00h excepto às 4as feiras (encerrado).

Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
PORTUGAL