JuveBêDê #43

Juvebêdê 43Foi distribuído em Agosto o novo número do JuveBêDê, que nesta edição se dedica principalmente ao 5º World Press Cartoon de Sintra e a várias efemérides.
Como vem a ser hábito nos últimos anos, as dificuldades financeiras de manter um projecto sem fins lucrativos como o JuveBêDê, força a direcção a estender as usuais datas lançamento enquanto acerta detalhes logísticos com os seus patrocinadores. Contudo, a revista continua a fazer as rondas do circuito nacional, neste seu 13º ano de publicação ininterrupta.

Este #43 dedica os artigos de desenvolvimento ao World Press Cartoon – Sintra 2009, cujo 1º prémio na categoria Cartoon Editorial, intitulado “In the same Ship”, de Naranjo (México), faz as honras da capa; e também ao 36º Festival Internacional de BD de Angouléme, aos 80 anos de Tintim e de Popeye, assim como presta homenagem ao falecido Vasco Granja (1925-2009).
Pelo caminho, entre as habituais críticas e divulgações sobre o mercado de BD nacional e o francófono, mais notícias breves, há ainda um artigo sobre a mudança de propriedade da série Astérix da Éditions Albert-René para o grupo Hachette e uma entrevista ao autor Maurício Sousa.

Por último, temos pelo 2º ano o acompanhamento de uma selecção de tiras cómicas da genial Joana Leite Silva. A sua rubrica “A Dupla Identidade”, pejada de referências de sub-cultura pop e não só, se não é ainda um caso de fenómeno nos meandros do humor nacional …devia ser.

  Renda barata e outros cartoons de Stuart Carvalhais n'A Batalha

Juvebêdê #43
JuveBêDê n.43/Julho 2009
Associação Juvemédia
Direcção: Carlos Fernando Cunha
Redacção: Alexandra Sousa, Carlos F. Cunha e Miguel Coelho
Capa: Naranjo (World Press Cartoon 2009)
Cartoons: Joana Leite Silva
32 páginas– P/B (interior)
Tiragem: 500ex – Gratuito

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...