Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos – Análise: Within the Blade

Within the Blade é um jogo que já teve uma vida no PC em 2019 e chegou agora às consolas da Playstation, Xbox e Nintendo Switch. Queres sentir-te na pele de um verdadeiro ninja?

Within the Blade é um jogo em 2D que mistura acção em plataformas com furtividade. Mas apesar da sua aparência retro, ele tem muitos elementos modernos dos dias de hoje. Não se baseia apenas nas direcções, saltar e atacar. Não. Ao longo do jogo vamos aprendendo muitas e variadas técnicas que irão dar jeito em certas e determinadas alturas. Temos também de ser lestos com os dedos porque nem sempre é fácil saltar e trepar, ou sair de armadilhas e grutas que vão surgindo à nossa frente. Nesse aspecto até acho que acaba por ter demasiadas combinações e por isso acaba por ser frustrante o tempo que nos leva a habituar-nos aos comandos.

Há um tutorial como opção no menu do jogo e eu experimentei antes de começar a jogar, mas os comandos e combinações são tantas que desisti a meio. Francamente até me assustei com a situação, porque é impossível decorar aquilo tudo. Ao começar a aventura é que me apercebi que não precisamos de saber tudo logo de início, pois vamos ganhando capacidades ao avançar no jogo, e aprendendo aos poucos.

Começamos a aventura na aldeia “Black Lotus” e o sensei envia-nos para a nossa missão. Após cada uma (e de derrotar o clássico Boss), regressamos à vila e aqui podemos fabricar novas armas, poções, etc, trocar e gerenciar o nosso stock, assim como aprender novas habilidades. Por fim regressamos ao sensei, que nos indica a próxima tarefa. 

O primeiro boss do jogo

No total temos de percorrer 5 fases, e cada fase tem 5 níveis, que terminam com temíveis bosses, cada um deles o mais desafiador e difícil de derrotar. Durante este percurso vamos ganhando dinheiro que, quando voltarmos à vila, podemos então fazer mais melhorias aos nosso ninja e torna-lo então mais poderoso.

Outros elementos importantes são a geração de níveis aleatórios e interactividade com o cenário o que faz tornar a experiência de jogar ainda mais fresca. Outra característica que o torna diferente de outros jogos do género é de que as nossas armas de corpo (espadas, por exemplo), acabam por se partir e temos de construir novas ou então apanhar outras armas pelo percurso, e até mesmo ir alternando de arma caso tenhamos mais do que uma.

Within the Blade é mais do que um clássico jogo 2D de acção, pois amalgama características de RPG, furtividade e aventura e por isso mesmo o torna desafiador e diferente.

O jogo está disponível nas consolas por apenas 10,99€. Visita o site oficial: Ratalaika Games S.L.

Classificação: 70%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.