Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – Metroid Prime Remastered

Anunciado de surpresa durante a Nintendo Direct de fevereiro de 2023, Metroid Prime Remastered da Retro Studios dá uma nova roupagem a um dos melhores jogos de ação e aventura de todos os tempos. Quando Metroid Prime foi lançado pela primeira vez em 2002, foi uma lufada de ar fresco para a série Metroid, tendo ajudado a liderar a mudança no género dos FPS em 3D. Com Metroid Prime Remastered, dei por mim a sentir essa mesma sensação revolucionária logo após a sequência cinematográfica inicial.

Metroid Prime Remastered coloca Samus contra os Space Pirates no planeta Tallon IV. A história começa logo com Samus a responder a um sinal de socorro, descobrindo que a tripulação foi brutalmente morta pelas suas próprias monstruosidades científicas. Trata-se do mote perfeito para preparar os jogadores para uma aventura alucinante. A forma como apresenta a mecânica do jogo durante a sequência introdutória é igualmente fantástica. Na verdade, não parece um tutorial, o que é um equilíbrio difícil de se encontrar.

A história não é necessariamente revolucionária, mas tal não impede que seja interessante. O herói que perde os seus poderes e os recupera aos poucos está aqui presente, mas a história escrita em torno de Samus ajuda a evitar que pareça obsoleta. A introdução de Ridley como o vilão é excelente, sendo o contraponto perfeito para Samus combater.

O combate utiliza as habilidades de Samus exatamente como antes, usando tecnologia atualizada para combinar nostalgia com qualidade moderna. No caso dos jogos clássicos remasterizados, é muito comum simplesmente atualizar os gráficos sem modernizar a jogabilidade, mas não foi o caso aqui. A introdução de algumas opções de personalização, principalmente no que diz respeito aos controlos, dá aos jogadores a liberdade para abordarem o jogo da forma que quiserem. A presença destas melhorias é fundamental para tornar o jogo acessível a novos jogadores, ao mesmo tempo que mantém a sensação para os fãs que desejam reviver o jogo original.

Embora essas melhorias sejam de realçar, o que realmente impressiona é o aspeto visual. É uma prova do quão bom era o Metroid Prime original, para que uma remasterização completa não pareça drasticamente diferente do original. A direção de arte do lançamento original já era uma obra-prima, e a Retro Studios simplesmente fez alguns retoques para fazer com que parecesse um novo lançamento de 2023.

Os gráficos melhorados tornam o mundo de Metroid Prime ainda mais impressionante, o que justifica por si só o investimento nesta nova versão, mas poder jogar com um esquema de controlos moderno em vez do original da GameCube também faz uma enorme diferença. As memórias de jogar o Metroid Prime original vieram à tona precisamente por causa dos controlos atualizados, sendo que não é surpresa para ninguém afirmar que os controlos antigos não envelheceram nada bem. Esta nova roupagem deverá ser suficiente para convencer a maioria dos fãs a reviver o jogo, mas quem ainda está na dúvida deve saber que os controlos atualizados funcionam na perfeição e melhoram um jogo que, em tudo o resto, mantém-se fiel à fórmula original quase perfeita.

O melhor que posso dizer sobre Metroid Prime Remastered é que se assemelha muito ao original. Com isto, não quero dizer que não tem diferenças, dado que a jogabilidade é significativamente mais fluida, considerando que passaram duas décadas e a tecnologia evoluiu imenso. Em vez disso, a Retro Studios recapturou a magia do lançamento original.

Metroid Prime Remastered é o novo padrão a ter em consideração sobre como remasterizar um jogo antigo. A Retro Studios conquistou a reputação de ser uma das melhores editoras do mercado, conseguindo um equilíbrio perfeito entre a nostalgia e o desenvolvimento de jogos modernos. Tanto os fãs do Metroid Prime original como os recém-chegados à série podem ficar descansados, uma vez que têm aqui à sua espera uma verdadeira obra-prima, perfeitamente adaptada aos tempos modernos e que decerto agradará a qualquer possuidor de uma Nintendo Switch.

Classificação: 9,5/10

 

Metroid Prime Remastered está disponível em exclusivo na Nintendo Switch


Desenvolvedora: Retro Studios
Editora: Nintendo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights