Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – Back 4 Blood

Left4Dead e a sua sequela, são considerados por muitos, um dos pontos mais altos dos videojogos alguma vez criados. A sua dinâmica cooperativa, onde cada membro da equipa é importante para a sobrevivência de todos, é hoje um dos aspectos mais fundamentais em qualquer jogo que tente uma abordagem semelhante, mesmo noutros contextos.

Com os mesmos desenvolvedores dos jogos referidos, a Turtle Rock Studios, esta sequela espiritual, intitulada Back 4 Blood, traz muitos dos elementos de volta, com uma nova equipa e um novo universo pronto a ser explorado; mas também com algumas diferenças que nos introduzem à evolução das experiências passadas, enquanto abre os braços a todo um leque de novos jogadores que ainda não tiveram a oportunidade de se aventurar neste género de jogo.

Depois da descoberta de um parasita aliengénea, que infecta a população mundial, um grupo de sobreviventes terá que explorar alguns dos cantos mais obscuros da cidade e salvar quem puderem, com o perigo a espreitar por todos os cantos.

Back 4 Blood pode ser jogado a solo, onde podem ambientar aos cenários e às mecânicas do jogo, mas é na sua vertente co-op que este verdadeiramente brilha, sobretudo em dificuldades mais altas, onde hordas de zombies e outros monstros vêm ao vosso ataque. Com um arsenal bastante grande ao vosso dispor, juntamente a vários acessórios, desde miras, carregadores e outros brinquedos divertidos, sobrevivência é a palavra chave no meio disto tudo.

A narrativa que serve de pano de fundo, nos dias que correm, serve somente para dar algum contexto daquilo que está a acontecer e justificar as missões pedidas para serem cumpridas, sendo que a maior parte da acção envolve darem muitos tiros para chegarem ao outro lado vivos e bem de saúde. À medida que vão continuando o modo campanha, a dificuldade, mesmo na mais fácil, vai ficando mais desafiante com novos monstros que existem só para dificultarem o vosso caminho, obrigando por vezes a tomada de algumas decisões táticas.

Uma das grandes novidades é o baralho que cartas, que pode ser construído à medida que vão jogando, com bónus que poderão fazer a diferença no terreno. Desde um aumento na quantidade de balas que podem carregar, à stamina da vossa personagem, existe uma grande diversidade de cartas para todos os tipos de jogadores.

Com isto, Back 4 Blood é uma espécie de regresso nostálgico que nos traz uma nova versão de um jogo que muitos passaram horas a fio a sobreviver as hordas. Agora, temos uma oportunidade de trazer amigos novos a este universo, onde irão haver, garantidamente, muitos sustos.

Nota Final 8/10

Back 4 Blood está disponível para o PC (versão testada) (Windows) (Steam) (Epic), Xbox One, Xbox Series X|S, Playstation 4 e Playstation 5

O jogo também está disponível para subscritores do Xbox Game Pass e Xbox Game Pass Ultimate para as consolas, a Cloud e o PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.