Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O ‘Há Filmes na Baixa’ regressa com Kurosawa e Coppola

O Há Filmes na Baixa regressa em junho com filmes de Kurosawa e Francis Ford Coppola. Duas sessões de grandes clássicos do cinema, no Passos Manuel, Porto.

Duas sessões de grandes clássicos do cinema marcam o regresso do Há Filmes na Baixa ao Passos Manuel no Porto. Dia 9 e 22 de junho, o ciclo de filmes programado pelo festival Porto/Post/Doc propõe uma revisita a Ran, de Akira Kurosawa, e a Apocalipse Now – Final Cut, de Francis Ford Coppola. As sessões decorrerão às 20h00 e 19h30, respectivamente, e os bilhetes poderão ser adquiridos diretamente na bilheteira do espaço a partir das 19h00. Os preços para os mesmos variam entre os 2 e os 5 euros, dependendo da existência de descontos aplicáveis.

Quarta-Feira, 9 de Junho de 2021, 20h00
Ran – Os Senhores Da Guerra, de Akira Kurosawa (1985)

Grandioso filme de Akira Kurosawa, Ran adapta a peça Rei Lear aos temas e ambientes do Japão Medieval, com o episódio de um velho guerreiro que decide repartir as suas terras pelos três filhos, desencadeando uma luta de poder entre os irmãos, que termina de forma trágica. Da mestria de Kurosawa resulta uma extraordinária e excêntrica fusão entre um dos maiores clássicos literários do ocidente e um estudo minucioso da história do Japão do século XVI. Para fazer da peça de Shakespeare um detalhado fresco de uma época histórica, Kurosawa não só lhe introduz diversos elementos estilísticos do teatro Nô, como se apropria do seu enredo e o radicaliza tornando-o muito mais extremo que o original, demostrando assim a verdadeira universalidade deste clássico. Ao longo de 10 anos, Kurosawa estudou de forma minuciosa aquela época – os gestos, o vestuário, os adereços, a arquitetura – para os transpor para o filme e, antecipando o agravamento da sua perda de visão, preparou um storyboard detalhado, a partir do qual a sua equipa soube exatamente como filmar cada cena de RAN.

Terça-Feira, 22 de Junho de 2021, 19h30
Apocalypse Now – Final Cut, de Francis Ford Copola (1979/2019)

Apocalypse Now – Final Cut é a terceira e derradeira versão de um dos grandes marcos da história do cinema, e que este ano comemora 40 anos sobre a sua estreia no Festival de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro. Francis Ford Coppola considera naturalmente esta versão como a melhor e a definitiva para o seu filme, cujo restauro em 4K acompanhou de perto, nomeadamente ao nível do som.

A partir de Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Durante a Guerra do Vietname, um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel americano desertor que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semi-deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *